Alimentos que ajudam a desintoxicar

Atualmente, vivemos expostos a uma sobrecarga de toxinas que ultrapassa a capacidade de eliminação do nosso organismo. Essa intoxicação crônica é responsável por uma infinidade de doenças que não associamos à origem tóxica, em grande parte das vezes.

Por isso, de tempos em tempos, uma DIETA DETOX é bem-vinda, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias tóxicas. Essa dieta melhora o metabolismo corporal, emagrece e produz uma agradável sensação de saúde e bem-estar, além de auxiliar na prevenção e tratamento de uma série de problemas de saúde.

Você pode fazer uma DIETA DETOX toda segunda feira à base de água, chás, sucos, caldos e sopas. Caso você sinta que necessita de uma limpeza mais profunda, faça a dieta durante 3 dias consecutivos.

dieta-detox

Alimentos com alto poder desintoxicante

Abacaxi

O abacaxi tem ação desintoxicante, antioxidante, diurética e laxativa. Melhora o funcionamento do fígado e vesícula biliar, facilita a digestão de carnes, retira o excesso de muco do organismo. É muito bom para o pulmão, especialmente em forma de suco verde com agrião, nabo e hortelã.

Laranja

A laranja, ingerida com a pele, tem ação desintoxicante, antioxidante e laxativa, e combina muito bem com várias frutas. Pode ser misturada à salsinha, hortelã, manjericão, couve e espinafre na hora de fazer um bom suco detox.

Limão

O limão tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e levemente adstringente, sendo bom para quem tem tendência para má digestão e diarreia. Para fazer um suco detox, você pode combiná-lo com abacaxi, laranja, couve, espinafre, salsinha, hortelã, manjericão, entre outros. Pode também ser usado em jejum, com uma xícara de água morna e uma colher de chá rasa de bicarbonato de sódio, para quem tem problema de estômago.

Maçã

A maçã é rica em fibras, especialmente a pectina, que tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e anti-inflamatória. Regula o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e limpa as artérias. Acalma e melhora a qualidade do sono. Possui também ação antiácida, ativa a função do fígado, funciona como antisséptico para rins e bexiga e reduz o ácido úrico.

Melancia

A melancia tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, diurética e laxativa. Fora das principais refeições, experimente o suco de melancia com hortelã e gengibre, extremamente refrescante.

Alcachofra, Brócolis, Couve, Couve-flor, Couve-de-bruxelas e Repolho roxo

Essa família, possuí uma excelente ação hepatoprotetora, desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Deveriam ser usados diariamente nos portadores de câncer e com cautela nos portadores de hipotireoidismo.

Os talos do brócolis e da couve podem ser usado em sucos verdes. A couve é boa para dor de estômago e anemia, por ser rica em ferro. A alcachofra tem uma leve ação laxativa e diurética. O repolho roxo é muito bom para diabéticos e para corrigir a disbiose intestinal.

Aipo e Berinjela

O aipo tem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante e diurética, sendo um bom componente para um suco detox. A berinjela é levemente laxativa e tem uma excelente ação desintoxicante, além de reduzir em torno de 10% o nível de colesterol no sangue e proteger os rins.

Salsinha, Coentro, Hortelã, Manjericão e Orégano

Todos esses temperos possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Com exceção do orégano, todos combinam muito bem em um suco detox. A salsinha tem uma excelente ação diurética e reduz a pressão arterial. O coentro e orégano são bons para o cérebro e tem uma boa ação antifúngica, especialmente para a candidíase vaginal. A hortelã é boa para reduzir a formação de gases no intestino. E o manjericão é muito bom para acalmar o sistema nervoso e o coração, funcionando como um antiarrítimico, especialmente o roxo.

Pimentas, Pimentões e Tomates

Todos esses temperos possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante anti-inflamatória e anticancerígena. Podem ser usados crus, cozidos, assados ou refogados com um pouco de azeite extravirgem.

Cúrcuma, Curry e Gengibre

A cúrcuma (ou açafrão) e o curry possuem uma excelente ação desintoxicante, antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, antifúngica e antimicrobiana. Deveriam ser usados de forma rotineira no preparo dos alimentos, especialmente nos portadores de câncer e doenças inflamatórias.

O gengibre fortalece o pulmão, ativa o metabolismo corporal e aquece o corpo, mas ele pode elevar a pressão arterial e deve ser usado com cuidado por quem tem hipertensão arterial.

Chá Verde

O chá verde tem uma ação desintoxicante, anti-inflamatória e anticancerígena. Protege contra o envelhecimento precoce, emagrece e protege o fígado. Melhora a digestão e reduz a absorção de ferro, quando usado logo após as principais refeições. Pode ser usado gelado e fora das refeições com raspas de laranja, limão, gengibre e canela. Não deve ser usado a noite, especialmente para quem tem dificuldade para dormir.

Chá de Dente de Leão

O chá de dente de leão tem uma ação desintoxicante, anti-inflamatória e laxante. É um bom protetor do fígado e tonifica o organismo. Usar no máximo 3 xícaras por dia, logo após as refeições.

Chá de Cavalinha

O chá de cavalinha contém muitas propriedades que ajudam a desintoxicar o organismo. Recomenda-se o preparo do chá com uma colher desta planta e outra de hortelã, menta ou erva-doce.

Chá de Maçã

O chá de maçã tem uma ação desintoxicante, antioxidante e calmante. Quando usado a noite ajuda a combater a insônia. Pode-se adicionar canela em pau, para melhorar o metabolismo corporal.

Para aproveitar o melhor desses alimentos e experimentar o prazer de estar bem com seu corpo, agende uma consulta com uma de nossas nutricionistas.


Share
Postado em 2 de junho de 2017, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados

Sorry. No data so far.



Filtrar por temas



Depoimentos

L.H.S – 60 ANOS – Empresário

Faço um tratamento com Dr. Frederico Pretti a cerca de 6 anos. Venho me sentindo cada vez melhor. Com uma melhora significativa e progressiva da  minha performance física, força muscular e ganho de massa. Tive uma melhora excepcional da minha vida sexual e melhorei muito o meu equilíbrio emocional, vitalidade e disposição para enfrentar o dia-a-dia, […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas