Dicas

Alimentos Funcionais

Você já ouviu falar nos alimentos funcionais? Conheça os efeitos metabólicos e fisiológicos e seus benéficos sobre a saúde.

Você já ouviu falar nos alimentos funcionais? São alimentos que além de nutrir possuem componentes ativos que atuam sobre o organismo produzindo efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos sobre a saúde. Podem ajudar na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, ter impacto positivo na performance física, na construção muscular e no comportamento das pessoas, como diminuição de ansiedade e depressão.
Os componentes ativos presentes nos alimentos funcionais rebem nomes bem exóticos como: licopeno, catequinas, flavonóides,lignana,fibras solúveis e insolúveis, ácido graxo ômega-3, etc. Mas não se assuste: você não precisa guardar esses nomes, somente precisa conhecer quais alimentos são funcionais.
Vale lembrar que esses alimentos devem estar inseridos em uma dieta equilibrada e associada a um estilo de vida saudável para que possam ter os efeitos desejados. Então, não adianta uma pessoa consumir linhaça (que é alimento funcional) se no resto do dia ela tem uma dieta desequilibrada, rica em gorduras saturadas, por exemplo.
A frase “Let food be the medicine and medicine be the food” (que resumidamente quer dizer “Faça do alimento o seu medicamento”) exposta por Hipócrates a cerca de 2500 anos atrás, está recebendo interesse renovado. Hoje, para a maioria dos pesquisadores, a única saída para manter o organismo em equilíbrio é ter uma “Alimentação Funcional”, ou seja, seguir o que Hipócrates pregava há milênios atrás.

10 Alimentos Funcionais que não podem faltar na sua alimentação
1. Aveia
2. Alho
3. Linhaça
4. Azeite extravirgem
5. Castanhas e Nozes
6. Frutas cítricas
7. Frutas vermelhas como morango, amora, framboesa, romã e goji Berry.
8. Vegetais (Crucíferas) como brócolis, couve, couve-flor e repolho.
9.Vegetais ricos em betacaroteno como batata doce, cenoura vermelha,
abóbora e couve.
10.Peixes de água salgada, especialmente atum, salmão e sardinha.

Dica da nutricionista Letícia Pimenta.

Compartilhe: