Dicas

Whey Protein

As proteínas do soro do leite, também conhecidas como “whey protein”, possuem grande aplicabilidade no esporte. Conheça os benefícios para o nosso organismo.

As proteínas do soro do leite, também conhecidas como “whey protein”, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem grande aplicabilidade no esporte devido aos efeitos sobre a síntese proteica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade e melhora do desempenho físico.

A sua utilização em dietas para perda de peso é bem interessante, pois auxilia o controle da glicemia e a preservação da massa muscular devido às altas concentrações de BCAA, e o alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal.

Os exercícios físicos como os resistidos com pesos (musculação) são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida e favorecendo o aumento do metabolismo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade proteica que a estabelecida para indivíduos sedentários. As proteínas do soro favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força, melhora do treinamento e do desempenho físico.

A quantidade e o tipo de proteína ou de aminoácido fornecidos após o exercício influenciam o crescimento muscular, juntamente com uma nutrição adequada. Os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, são necessários para estimular a síntese proteica.

O perfil de aminoácidos do whey protein é muito similar ao das proteínas do músculo esquelético, fornecendo quase todos os aminoácidos em proporção similar às do mesmo, classificando-as como um suplemento anabólico.

A ingestão de uma solução contendo whey protein junto ao carboidrato aumenta significativamente as concentrações plasmáticas de aminoácidos essenciais como os BCAA.

Além disso, a velocidade da absorção dos aminoácidos presentes na proteína depende do tipo que compõe o whey protein.

Tipos de Proteínas (Whey Protein):

Concentrado – absorção lenta, tem gordura e lactose – (ideal usar antes de dormir, para aumentar os níveis de GH – hormônio de crescimento)

Isolado – extrai-se parte da gordura e da lactose, ainda precisa de um pouco de digestão para que os aminoácidos sejam absorvidos.

Hidrolisado – os aminoácidos estão mais quebrados, mais fácil digestão e absorção, livre de gordura e de lactose.

Os benefícios do whey sobre o ganho de massa muscular estão relacionados ao perfil de aminoácidos, principalmente da leucina (um importante desencadeador da síntese proteica), à rápida absorção intestinal de seus aminoácidos e peptídeos e à sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como, por exemplo, a insulina.

 
Dica da nutricionista Mariana Andrade

Compartilhe: