Bolo sem Glúten e Lácteos: lanches com sabor e saúde!

Quem não gosta de cheiro de bolo irradiando pela casa? E a boa notícia é que podemos transformar e inventar receitas para que ele fique, além de gostoso, nutritivo e funcional.

Claro que pelo fato de ter açúcar, não é legal consumir diariamente, mas pode ser uma boa opção de lanche uma ou duas vezes na semana, desde que feito da forma correta.

E para os compulsivos de plantão, a dica é fazer em formas de cupcakes, que são porções individuais e podem até ser congeladas.

Pronto, agora você não tem desculpa para não fazer um bolo caseiro e saudável. Está tudo explicadinho e não faltam receitas fáceis para você começar!

Abaixo seguem dicas para substituição de ingredientes:

 

GORDURA:

Sugiro sempre o óleo de coco. Uma opção extremamente nutritiva e que dá um saborzinho especial em todo o bolo. Mas, caso não goste, pode trocar por óleo de milho ou girassol orgânicos.

 

FARINHAS:

Hoje existem várias opções nutritivas de farinhas, que podem ser usadas separadas ou misturadas, dependendo do efeito desejado. Recomendo várias: farinha de arroz, aveia, amêndoas, castanhas, coco, chia, sem glúten (Scharr) e fubá orgânico.

 

AÇÚCAR:

O açúcar de coco é o mais indicado, em primeiro lugar porque é uma opção mais natural e em segundo porque tem um índice glicêmico bem mais baixo do que os outros açúcares (isso significa um aumento da glicemia mais suave). Mas vou listar outros substitutos: açúcar mascavo ou demerara – use menos e não consuma bolos com esses açucares mais que 1 vez na semana. Eles têm mais nutrientes, mas não deixam de ser açúcar! Outra opção de substituição é o melado. Outra dica ainda é usar um creme de bananas, maçã ou tâmaras para adoçar o bolo, dependendo do paladar, nem precisa acrescentar mais açúcar ou, no mínimo, permite diminuir a quantidade. A banana pode ser usada crua mesmo. A maçã é só cozinhar um pouco e bater. A tâmara deixe de molho em água e bata em seguida, formando um creme. Vá testando as quantidades de acordo com o seu paladar. Para quem quer segurar mais ainda o peso, os únicos adoçantes que eu indico são o xilitol e o stévia culinário.

 

Bolo de Laranja

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de arroz
  • 1 xícara de chá de farinha sem glúten Scharr
  • 1 xícara de chá de açúcar de coco
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de suco de laranja natural
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa rasa de fermento

 

Modo de fazer:

Bata numa batedeira os ovos e o açúcar. Adicione o resto dos ingredientes e coloque em uma forma untada e leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por 30 minutos.

 

Dica da nutricionista Leticia Pimenta.


Postado em 22 de setembro de 2016, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Receitas relacionadas

2 comentários Receba os comentários por email.


  1. rosa lech

    obrigada, por mais uma dica maravilhosa !

    22 de setembro de 2016 @ 15:41


  2. Vanice Torres Sales

    Sempre aprendo com as dicas
    da nutricionista.
    Obrigada

    28 de outubro de 2016 @ 18:11

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

R.C.R.N

O Dr. Frederico Pretti é um médico de elevada, competência e profissionalismo. Muito estudioso e sempre em busca de aprimoramento. Um médico muito humano, carinhoso e zeloso com a saúde dos seus cientes. Ele é meu médico a 25 anos e me ajudou a superar diversas crises, como a depressão e a emagrecer com saúde.  […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas