Dicas

Linhaça: conheça seus benefícios

Através de pesquisas funcionais sobre o alimento, descobriu-se que as propriedades da linhaça favorecem diversos efeitos fisiológicos no organismo. Conheça seus benefícios.

Linhaça

As sementes sempre fizeram parte da dieta humana. Estão presentes na natureza e são de fácil extração, o que levou sociedades no mundo todo a cultivar e consumir o alimento durante milênios.

E nos últimos anos, com o crescente interesse dos consumidores em alimentos saudáveis, a indústria alimentícia vem intensificando as pesquisas nos chamados alimentos funcionais. E, nesse sentido, podemos citar a linhaça.

Originária da Ásia, a semente de linhaça é chata, ovalada e pontiaguda. Apresenta cor marrom avermelhada, brilhante, com uma textura firme e mastigável. Atualmente, os maiores produtores da semente são: Canadá, China, Índia e Estados Unidos. Mas, por se tratar de um alimento funcional, o que mais chama atenção são as suas propriedades benéficas à saúde humana.

A semente de linhaça apresenta grande valor nutritivo. É fonte de fibras, ácidos graxos essenciais e fitoestrógenos. Além disso, contém teores significativos de proteína vegetal, lignanas, fibra alimentar solúvel e insolúvel, vitaminas e minerais.

Através de pesquisas funcionais sobre o alimento, descobriu-se que as propriedades da linhaça favorecem diversos efeitos fisiológicos no organismo. Assim, seu consumo diário favorece algumas funções hormonais, contribui com a redução do risco de câncer e diabetes, e para a redução dos níveis de colesterol total e LDL.

A linhaça normalmente é consumida a partir da farinha moída ou do óleo da semente. Mas ambos apresentam propriedades diferentes quanto aos benefícios do alimento. A farinha pode reduzir modestamente o colesterol total e LDL, sem alterar significativamente os triglicerídeos e o HDL. Já o óleo de linhaça, entre os óleos vegetais, possui um dos maiores índices de ácidos graxos essenciais ômega 3 alfa-linolênico. Por outro lado, não contém fibras solúveis ou lignanas, que podem ser benéficas na redução dos níveis de glicose e atuar como antioxidantes.

Mesmo com tantos benefícios, o consumo de linhaça deve ser balanceado, cerca de uma a duas colheres de sopa de semente de linhaça por dia e uma a três cápsulas de óleo de linhaça por dia. Apesar do crescente número de pesquisas sobre suas propriedades funcionais, ainda não se sabe exatamente se a ingestão de linhaça a longo prazo poderia trazer algum efeito nocivo à saúde.

Fonte: Nutrição Brasil

Compartilhe: