Dicas

Arroz: o cereal mais consumido no mundo

Arroz Branco x Arroz Parboilizado x Arroz Integral

Segundo o ministério da saúde, o arroz está entre os cereais mais consumidos em todo o mundo. Só no Brasil, consome-se em média 25 kg de arroz por pessoa ao ano. Na prateleira dos supermercados é possível encontrar vários tipos do cereal, entre eles o arroz branco, o parboilizado e o integral.

Entenda as principais diferenças entre o arroz branco, integral e parboilizado, e qual a melhor escolha para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

cereal

 

Arroz Branco

O arroz branco ou polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Dentre os diferentes tipos de arroz, é o que possui menor quantidade de nutrientes.

 

Arroz Parboilizado

O arroz parboilizado é o grão intermediário entre o arroz branco e o integral. O grão passa por um processo de parboilização que ajuda a preservar grande parte dos nutrientes. Durante esse processo, ele passa por três etapas: o encharcamento, a gelatinização e a secagem.

 

Encharcamento

Nesse primeiro processo, o grão do arroz, ainda com a casca, é mergulhado na água quente por algumas horas. Assim, conforme o arroz absorve a água, uma parte dos nutrientes presentes na casca penetra o grão.

 

Gelatinização

Ainda úmido, o arroz é exposto a uma temperatura bastante elevada e com pressão de vapor. Nessa etapa, ele sofre uma compactação e as vitaminas e minerais que haviam penetrado o grão no processo de encharcamento são fixados nele.

 

Secagem

Por fim, o arroz passa pela secagem para, em seguida, ser descascado e passar pelo polimento, assim como acontece com o arroz branco. Porém, ele mantém os nutrientes que foram fixados através dos processos anteriores.

 

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido e, portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo. É o mais rico em nutrientes e o que oferece maior quantidade de benefícios ao organismo. Ele mantém todas as suas vitaminas e minerais, pois passa apenas pelo processo de descascamento, ou seja, é o grão em sua forma natural. Uma fonte rica em vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, ferro e proteínas, o arroz integral também é rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol, além de aumentar a sensação de saciedade.

 

Conclusão: Qual o melhor cereal?

O arroz branco todo mundo já consome, o importante é conseguir fazer escolhas melhores e mais saudáveis entre os tipos do cereal. Uma opção é ir de maneira gradual. Primeiro, substitua o arroz branco pelo parboilizado já que não tem um sabor tão diferente. Depois que se habituar a comer esse tipo de arroz, acrescente o tipo integral à sua dieta e, por fim, fique apenas com ele.

 

Dica da nutricionista Letícia Pimenta.


Postado em 25 de outubro de 2016, por admin.

Leia os comentários   |   Deixe um comentário

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)

Depoimentos

L.G.M.A – 38 anos – Advogado

Não acreditava mais que fosse possível perder os 40kg que tanto necessitava. Achava mesmo uma tarefa impossível, mas ao saber que alguns conhecidos meus haviam conseguido êxito no tratamento preconizado na Clínica Frederico Pretti, fui conferir. Consegui em 1 ano perder 38kg, sem recorrer a métodos mirabolantes que pudessem trazer consequências e riscos à minha […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas