Dicas

Arroz: o cereal mais consumido no mundo

Arroz Branco x Arroz Parboilizado x Arroz Integral

Segundo o ministério da saúde, o arroz está entre os cereais mais consumidos em todo o mundo. Só no Brasil, consome-se em média 25 kg de arroz por pessoa ao ano. Na prateleira dos supermercados é possível encontrar vários tipos do cereal, entre eles o arroz branco, o parboilizado e o integral.

Entenda as principais diferenças entre o arroz branco, integral e parboilizado, e qual a melhor escolha para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

cereal

 

Arroz Branco

O arroz branco ou polido passa por um processo que remove a casca, o germe e, consequentemente, muitos de seus nutrientes. O polimento muda a aparência, suaviza o sabor e amacia os grãos. Dentre os diferentes tipos de arroz, é o que possui menor quantidade de nutrientes.

 

Arroz Parboilizado

O arroz parboilizado é o grão intermediário entre o arroz branco e o integral. O grão passa por um processo de parboilização que ajuda a preservar grande parte dos nutrientes. Durante esse processo, ele passa por três etapas: o encharcamento, a gelatinização e a secagem.

 

Encharcamento

Nesse primeiro processo, o grão do arroz, ainda com a casca, é mergulhado na água quente por algumas horas. Assim, conforme o arroz absorve a água, uma parte dos nutrientes presentes na casca penetra o grão.

 

Gelatinização

Ainda úmido, o arroz é exposto a uma temperatura bastante elevada e com pressão de vapor. Nessa etapa, ele sofre uma compactação e as vitaminas e minerais que haviam penetrado o grão no processo de encharcamento são fixados nele.

 

Secagem

Por fim, o arroz passa pela secagem para, em seguida, ser descascado e passar pelo polimento, assim como acontece com o arroz branco. Porém, ele mantém os nutrientes que foram fixados através dos processos anteriores.

 

Arroz Integral

O arroz integral é o grão descascado não-polido e, portanto, preserva os nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo. É o mais rico em nutrientes e o que oferece maior quantidade de benefícios ao organismo. Ele mantém todas as suas vitaminas e minerais, pois passa apenas pelo processo de descascamento, ou seja, é o grão em sua forma natural. Uma fonte rica em vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, ferro e proteínas, o arroz integral também é rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol, além de aumentar a sensação de saciedade.

 

Conclusão: Qual o melhor cereal?

O arroz branco todo mundo já consome, o importante é conseguir fazer escolhas melhores e mais saudáveis entre os tipos do cereal. Uma opção é ir de maneira gradual. Primeiro, substitua o arroz branco pelo parboilizado já que não tem um sabor tão diferente. Depois que se habituar a comer esse tipo de arroz, acrescente o tipo integral à sua dieta e, por fim, fique apenas com ele.

 

Dica da nutricionista Letícia Pimenta.


Share
Postado em 25 de outubro de 2016, por admin.

Leia os comentários   |   Deixe um comentário

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)

Depoimentos

L.H.M – 55 ANOA – F. Pública

Tenho Artrite Reumatóide Juvenil desde 1976 – uma doença crônica que provoca inflamação, dor e deformação em várias articulações. Como é comum em portadores  de doenças crônicas estamos sempre em busca  de um novo tipo de tratamento que possa aliviar a dor e melhorar a nossa qualidade de vida. Em 2005, fui indicada por uma […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas