Dicas

Invista em alimentos orgânicos

Nada como cozinhar e ter em mãos hortaliças e temperos fresquinhos para garantir mais sabor ao alimento e preservar a saúde. Cada vez mais as pessoas estão reservando um espaço em casa para montar uma horta caseira e, o melhor, livre de agrotóxico. Mesmo em apartamento, é possível desfrutar desse privilégio. Faça você também a sua!

Para isso, escolha um local com ótima ventilação e que bata sol. Utilize um vaso com furos. Encha um terço dele com brita ou pó de brita, para a drenagem; coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso; espalhe um pouco de areia; plante as mudas. Antes de regar, verifique se a terra está úmida. Se estiver, não coloque mais, porque muita água pode dar fungos. Nunca use qualquer tipo de química em suas plantas.

Você pode plantar o que mais consome, mas existem calendários de plantio, que consideram o que é típico de cada estação. Durante o ano, é possível colher abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feijão-vagem, mostarda, manjericão, alecrim, pepino, rabanete, rúcula e salsa.

 

Evite agrotóxicos

Você sabe quais são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos? O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), da Anvisa, divulgou o relatório mais recente, em novembro passado, com a avaliação das culturas de abacaxi, abobrinha, alface, arroz, cenoura, feijão, laranja, maçã, milho, morango, pepino, tomate e uva. Foi verificado o limite máximo de resíduo (LMR) em cada amostra e se as mesmas continham resíduos de agrotóxicos não autorizados.

Dos alimentos investigados, os que apresentaram mais irregularidades foram morango, abobrinha, alface, pepino, abacaxi, cenoura, uva, laranja e tomate, em ordem decrescente de contaminação. Agrotóxico é um veneno para a saúde, ainda mais em excesso.

Por isso, sempre que possível, prefira ingerir alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, são ricos em nutrientes, pelo fato de a terra utilizada no seu cultivo ser fértil e natural, e apresentam maior durabilidade.

 

Onde comprar orgânicos em Belo Horizonte

– Feira Terra Viva – Rua Souza Bastos, 175 – Floresta (redeterraviva.org) – todo sábado, das 9h às 13h (exceto feriados).

– Feira da Praça ABC – toda terça-feira, das 07h às 12h (Rua Cláudio Manuel, esquina com Getúlio Vargas e Afonso Pena – ao lado da Padaria Bonomi).

– Feira da Praça JK – toda sexta-feira, das 6:30h às 12h (final da Av. Bandeirantes).

– Feira da Pampulha – todo sábado, das 9h às 12h – Praça Alberto Dalva Simão (final da Av. Santa Rosa, na Orla da Lagoa da Pampulha).

– Jardim Canadá – todo sábado, das 9:30h às 14h, na rua Niágara, 320.

– Produtos orgânicos Vista Alegre – http://vivavistaalegre.com.br/produtos-organicos/

– Fito Orgânicos – www.fitoalimentos.com.br

– Orgânicos em casa www.organicosemcasa.net

– Orgânica Brasil – www.organicabrasil.com.br

 

Dica da nutricionista Caroline França.


Share
Postado em 7 de julho de 2016, por admin.



Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)

Depoimentos

R.C – 34 ANOS – Professora

Conheci a Clinica Dr. Frederico Pretti através da indicação de uma amiga que havia tido um excelente resultado com o Programa de Emagrecimento Saudável. Emagreci 15 Kg em 90 dias de tratamento. O resultado não poderia se melhor: me senti mais saudável, melhorei minha auto-estima e fiquei muito feliz por ter atingido o objetivo que tanto […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas