Dicas

O sal pode ser um aliado da saúde

Não é novidade que o sal pode causar muitos problemas à nossa saúde. Pedras nos rins, insuficiência renal, hipertensão, entre outras, são algumas doenças relacionadas ao seu excesso no organismo. Mas seria novidade saber que ele não é esse inimigo que todos falam e sim um aliado da nossa saúde?

Atua no equilíbrio da água do nosso corpo, na entrada e saída de substâncias das células, controla as nossas funções vitais como batimentos cardíacos, contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos. E ainda, previne distúrbios causados pela deficiência de iodo. Em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil, o iodo é adicionado ao sal de cozinha.

Este é composto por sódio (Na) e cloro (Cl) e o grande vilão é o sódio. Por isso é extremamente importante observar a quantidade de sódio na “Tabela Nutricional dos Alimentos”, além de claro, controlar a quantidade que adicionamos aos alimentos.

Na nossa alimentação 75% do sal que consumimos vem dos alimentos processados, 15% está naturalmente presente nos alimentos e 10% nós adicionamos.

O segredo é consumir a quantidade certa: 2,3 mg de sódio, o equivalente a 5 g de sal por dia. E lembre-se: 380 mg de Na = 1 g de sal.

Outra dica importante é que os exercícios aeróbios como caminhadas vigorosas, exercícios em esteira e bicicleta, esportes em geral, ajudam a eliminar o sódio do organismo através do suor.

E como fazer para não pisar na bola no consumo do sal? 

  • Evite deixar o saleiro na mesa;
  • Substitua uma parte por temperos vegetais;
  • Reduza o consumo de alimentos em conserva e industrializados em geral;
  • Substitua parte do sal de cozinha por cloreto de potássio ou magnésio. O sal rosa do Himalaia é uma excelente opção;
  • Fique atento à quantidade de sódio na “Tabela Nutricional dos Alimentos” e lembre-se que ele não está presente apenas nos alimentos salgados;
  • Evite o consumo de alimentos notoriamente salgados como batata frita ou peça para retirar o tempero sempre que possível.

Postado em 30 de abril de 2015, por admin.



Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)

Depoimentos

E.H.S – 42 ANOS – Administrador

Sobrepeso, sempre foi um problema com o qual tive que conviver durante toda a minha vida. Até o ano passado, foram feitas várias tentativas para emagrecer, mas todas frustradas. Eu até conseguia emagrecer um pouco, mas continuava com a “minha cabeça de gordo” e, em pouco tempo, engordava novamente. O Dr. Frederico Pretti através do […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas