Dieta Vegana: Tudo que comemos tem que gerar benefÃcios!
A dieta vegana não inclui nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja, não come ovo, leite, iogurte, queijo ou mel. O vegano vai além: também não usa nenhum produto de origem animal como lã ou couro ou nada que tenha origem na exploração animal.
Segundo a filosofia da dieta vegana, tudo que não é da terra e orgânico, como carnes, derivados de animais, alimentos refinados, industrializados e processados, é inflamatório e oxidante. O consumo desses alimentos, ainda que aos poucos e silenciosamente, envelhece e nos deixa doentes. A natureza dispensa rótulos! Se compramos um alimento em que o rótulo apresenta ingredientes que não conhecemos, provavelmente, não nos fará bem.
BenefÃcios da dieta vegana
Dados cientÃficos indicam relações positivas entre a dieta vegana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer. Segundo os geneticistas, podemos modificar nosso código genético e influenciar gerações futuras. Mais importantes e determinantes para a saúde do que a herança genética são seus hábitos alimentares e de vida.
As refeições veganas são completas e procuram extrair do alimento todo o seu potencial. Os alimentos podem e devem ser combinados para que gerem um determinado benefÃcio ao organismo. Assim como um remédio, que precisa da combinação de substâncias para provocar o efeito desejado.
Fique de olho!
A proteÃna vegetal é menos completa em aminoácidos do que a proteÃna animal e, para garantir a ingestão de todos os aminoácidos no dia, é importante consumi-la em todas as refeições. Alguns exemplos de proteÃnas vegetais são feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, edamame, amaranto, soja e tofu.
A alimentação vegana é mais alcalina e, por isso, o aproveitamento de cálcio é maior do que em uma dieta com proteÃna animal, sal ou açúcar em excesso. Além disso, os alimentos vegetais, em geral, são uma fonte rica em bicarbonato de potássio, que aumenta a retenção de cálcio. A osteoporose é um problema de retenção de cálcio, não de sua ingestão. Diversos estudos comprovam que a perda de cálcio é resultante da ingestão excessiva de proteÃna na dieta, em especial de proteÃna animal.
Atualmente, a ciência acredita que grande parte das doenças modernas são originadas por hábitos de vida nocivos: não estamos mais adoecendo, e sim nos envenenando! A dieta vegana é uma ótima opção para quem quer mudar o estilo de vida, permitindo uma forma de viver e se alimentar bem.
Dica da nutricionista LetÃcia Pimenta.
Postado em 17 de novembro de 2016, por
Tags:
Leia os comentários | Deixe um comentário