Dieta Vegana: Tudo que comemos tem que gerar benefícios!

A dieta vegana não inclui nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja, não come ovo, leite, iogurte, queijo ou mel. O vegano vai além: também não usa nenhum produto de origem animal como lã ou couro ou nada que tenha origem na exploração animal.

Benefícios da dieta vegana

Segundo a filosofia da dieta vegana, tudo que não é da terra e orgânico, como carnes, derivados de animais, alimentos refinados, industrializados e processados, é inflamatório e oxidante. O consumo desses alimentos, ainda que aos poucos e silenciosamente, envelhece e nos deixa doentes. A natureza dispensa rótulos! Se compramos um alimento em que o rótulo apresenta ingredientes que não conhecemos, provavelmente, não nos fará bem.

 

Benefícios da dieta vegana

Dados científicos indicam relações positivas entre a dieta vegana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer. Segundo os geneticistas, podemos modificar nosso código genético e influenciar gerações futuras. Mais importantes e determinantes para a saúde do que a herança genética são seus hábitos alimentares e de vida.

As refeições veganas são completas e procuram extrair do alimento todo o seu potencial. Os alimentos podem e devem ser combinados para que gerem um determinado benefício ao organismo. Assim como um remédio, que precisa da combinação de substâncias para provocar o efeito desejado.

 

Fique de olho!

A proteína vegetal é menos completa em aminoácidos do que a proteína animal e, para garantir a ingestão de todos os aminoácidos no dia, é importante consumi-la em todas as refeições. Alguns exemplos de proteínas vegetais são feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, edamame, amaranto, soja e tofu.

A alimentação vegana é mais alcalina e, por isso, o aproveitamento de cálcio é maior do que em uma dieta com proteína animal, sal ou açúcar em excesso. Além disso, os alimentos vegetais, em geral, são uma fonte rica em bicarbonato de potássio, que aumenta a retenção de cálcio. A osteoporose é um problema de retenção de cálcio, não de sua ingestão. Diversos estudos comprovam que a perda de cálcio é resultante da ingestão excessiva de proteína na dieta, em especial de proteína animal.

Atualmente, a ciência acredita que grande parte das doenças modernas são originadas por hábitos de vida nocivos: não estamos mais adoecendo, e sim nos envenenando! A dieta vegana é uma ótima opção para quem quer mudar o estilo de vida, permitindo uma forma de viver e se alimentar bem.

 

Dica da nutricionista Letícia Pimenta.


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Postado em 17 de novembro de 2016, por  
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