Por que eu não consigo emagrecer?

Sabemos que emagrecer não é fácil, e permanecer magro é ainda mais difícil, mas não impossível.

Para entender melhor o problema e ajudar em sua dieta para emagrecer, respondemos às principais questões acerca do assunto. Confira abaixo!

POR QUE EU NAO CONSIGO EMAGRECER?

Por que eu engordo?

Porque existe em seu corpo uma ordem genética que diz: todo excesso deve ser armazenado em forma de gordura.

Essa ordem surgiu nos primórdios da vida. Todos os seres vivos criaram mecanismos de sobrevivência para se adaptarem e preservarem a vida. Muito cedo eles perceberam que era necessário criar uma reserva de energia para sobreviverem aos períodos de escassez de alimento.

É uma ordem muito simples: se hoje você tem o que comer, e o que você tem para comer é mais do que você está gastando, você deve armazenar essa diferença em uma reserva de gordura, para quando você não tiver o que comer ou tiver menos que o necessário para sobreviver, você utilizar essa reserva de gordura para nutrir o seu corpo.

Essa reserva de gordura é tão eficiente que pode nos manter vivo em torno de dois meses, desde que tenhamos água para beber e ar para respirar. Essa gordura, que achamos feio e queremos de qualquer maneira nos livarmos dela, é em nossa memória genética uma Reserva Estratégica de Sobrevivência.

 

Por que eu não consigo emagrecer?

Porque o seu corpo está programado para armazenar gordura. Você não engorda porque come muito. Você engorda porque come um pouco mais do que deveria. Você engorda porque come acima do seu limite metabólico. Você engorda porque é muito fácil ultrapassar o seu limite metabólico, que comumente em uma mulher que não faz atividade física oscila em torno de 1200-1400 calorias/dia. Você engorda porque é muito fácil comer mais do que 1200-1400 calorias ao longo do dia.

Mas quantas pessoas você conhece, que são magras, comem muito mais que você e não engordam nem 1 grama? Isso acontece porque essas pessoas não têm uma ordem genética de armazenamento de gordura. Mas você tem. E tudo que você come a mais vai ser depositado em forma de gordura.

É injusto? SIM. Mas é assim que funciona. E a medida que os anos forem passando e seus hormônios diminuindo, vai ficando ainda mais difícil, porque são eles que regulam o metabolismo corporal. Por isso, é muito mais fácil emagrecer aos 20 do que aos 45 anos de idade. Estamos nadando contra a correnteza. Isso é um fato.

Por que a minha tendência ao ganho de peso não tem cura?

Porque a medicina ainda não sabe como desligar ou inativar os genes que controlam o mecanismo de armazenamento de gordura. Todas as doenças que têm caracteristica familiar: diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, dislipidemia, etc, a medicina não consegue curar e desenvolveu medicamentos para controlar.

Mas então por que a medicina não desenvolveu um medicamento para controlar a nossa tendência ao ganho de peso? Desenvolveu sim, porém todos os medicamentos apresentaram mais efeitos colaterais do que benefícios e seu efeito sobre o apetite ia gradativamente se perdendo ao longo do tempo.

Por que emagreço e engordo tudo novamente?

Porque a nossa tendência ao ganho de peso não tem cura. Porque toda vez que você emagrece e reduz a reserva de gordura, o corpo entende que precisa refazer a sua reserva de energia, porque em sua memória genética ela é uma reserva estratégica de sobrevivência. E na primeira oportunidade ou excesso alimentar que ocorrer vai haver uma ordem para recompor a sua reserva gordura/energia.

Mas não se desespere. Você pode controlar a sua tendência ao ganho de peso. Como? Adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, praticando atividade física regularmente, reduzindo o seu nível de estresse, ansiedade e compulsão alimentar e melhorando a sua qualidade do sono.

O período mais crítico de um tratamento de emagrecimento é exatamente quando você atinge o peso desejado e resolve sair da dieta. Esse é um período crucial e que necessita de uma abordagem cuidadosa, para que você não volte a ganhar peso.

Por que o carboidrato é um vilão?

POR QUE EU NAO CONSIGO EMAGRECER?

Os carboidratos viciam o cérebro, especialmente os açúcares, doces, chocolate, bolos, biscoitos e pães. Estimulam a compulsão alimentar e geram dependência química. Como um droga, quanto mais você come, mais você quer. E, quando você tenta deixar de consumi-los, provocam sintomas típicos de uma síndrome de abstinência química. É preciso desintoxicar o cérebro dos alimentos que promovem a compulsão. Sem isso, não há a menor chance de nos livrarmos do vício e da ânsia de comer esses carboidratos tão sedutores.

Por que o estresse também é um vilão?

Não só o estresse. Ansiedade, depressão, angústia, insônia, dores crônicas e frustações, aumentam o desejo pelos carboidratos.

O estresse crônico altera o equilíbrio hipotalâmico, hormonal e metabólico. E desarmoniza a produção de neurotransmissores cerebrais gerando sintomas como os acima descritos, contribuíndo ainda para o mecanismo de compulsão alimentar. Por isso, quando você entra em estresse, o seu cérebro diz: “COMA BATON”.

Como o excesso de peso pode prejudicar a minha saúde?

A obesidade não é um problema estético. A obesidade é uma doença complexa, multifatorial e sorrateira, que afeta o organismo como um todo. A Obesidade causa hiperglicemia, hiperinsulinemia, aumento da resistência à ação da insulina, disfunções hormonais e uma inflamação crônica silenciosa e muitas vezes não perceptível em todo o seu organismo, aumentando  incidência de uma série de doenças:

  • Varizes;
  • Derrame;
  • Trombose;
  • Cálculo biliar;
  • Cálculo renal;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças osteoarticulares;
  • Doenças respiratórias;
  • Câncer de rim e intestino;
  • Câncer de mama, próstata e pâncreas.

A obesidade vem preocupando cada vez mais pesquisadores, médicos, nutricionistas e até mesmo governos. Em alguns países ela já vem sendo considerada um problema de saúde pública, uma verdadeira epidemia.

Emagreça de forma saudável!

Temos na Clínica Dr. Frederico Pretti, um programa de emagrecimento saudável, eficiente e totalmente personalizado, feito para você que deseja emagrecer sem perder a saúde.

Dê o primeiro passo. Leia os depoimentos de clientes que fizeram o nosso programa de emagrecimento saudável. Agende a sua consulta ou venha conhecer a clínica, será um prazer recebe-lo.

Precisa de mais informações sobre o tratamento? Entre em contato com a clínica!

Por: Dr. Frederico Pretti


Share
Postado em 6 de abril de 2017, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


2 comentários Receba os comentários por email.


  1. janete aparecida ALVES

    preciso perder 20 k,faço caminhada,ra tem 3 meses e nao consegui perder nada, sou muito ansiosa ,estressada tbm. me ajudem ,por favor..

    6 de abril de 2017 @ 17:17


  2. admin

    Olá Janete, como vai?
    Entre em contato e agende uma consulta conosco!
    Aqui na clínica, temos tratamentos personalizados, de acordo com a sua necessidade.

    10 de abril de 2017 @ 15:38

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

L.C.C.M – 71 ANOS – Engenheiro

Eu vinha me sentido muito cansado e desvitalizado. Procurei o Dr. Frederico Pretti que me sugeriu que eu fizesse um Programa de Revitalização Intensiva. Fiquei muito satisfeito com o resultado. O tratamento foi eficiente em melhorar minha disposição física e mental, assim como a minha resistência imunológica. Os benefícios do tratamento podem ser facilmente percebidos logo após os primeiros […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas