Prevenção do câncer pela alimentação

prevencao-cancerSegundo o Dr. John Alfred Scharffenberg, médico e especialista em nutrição do Centro de Saúde do Pacífico, cerca de 50% dos diversos tipos de câncer estão relacionados aos maus hábitos alimentares. Outros 20% estão relacionados ao fumo e outras substâncias tóxicas. O Dr. Jean Lederer, autor do livro Alimentação e Câncer, acredita que aditivos alimentares como conservantes, corantes, flavorizantes, acidulantes e gordura trans, utilizados em alimentos industrializados, são responsáveis por cerca de 1% de todos os tipos de câncer. Há outros fatores nutricionais que colaboram para o aumento da incidência de câncer. Entre eles, o consumo excessivo de sal, açúcar e gordura saturada e a redução de fibras na alimentação.

Gordura Saturada e Câncer

A alimentação rica em gordura saturada faz chegar ao intestino uma quantidade de bile para ajudar na sua digestão e absorção. A bile é rica em ácidos biliares que, em excesso, levam a proliferação de bactérias, modificando a flora bacteriana intestinal. Essas bactérias interagem com os ácidos biliares formando substâncias carcinogênicas.

Um estudo comparativo realizado na Califórnia entre vegetarianos e pessoas que consumiam habitualmente produtos de origem animal, especialmente carnes e embutidos, mostrou que o segundo grupo tinha uma maior incidência de câncer de mama (28%), de próstata (51%) e de ovários (66%).

Um segundo estudo comparativo entre vegetarianos e carnívoros, realizado pelo Dr. Helion Póvoa, um dos fundadores da Medicina Ortomolecular no Brasil, demonstrou que:

  • O grupo que consumia muita carne vermelha formava em seu intestino uma quantidade 20 vezes maior de radicais livres.
  • O ferro, presente em abundância na carne vermelha, estimula a formação de radicais livres e aumenta a incidência de câncer de intestino grosso.

Alimentos na prevenção do Câncer

Os alimentos ricos em fibras e os lactobacilos são cruciais para a prevenção do câncer de intestino de grosso. Quem come muita carne vermelha e pouca fibra, especialmente aqueles com historia familiar de câncer de intestino, deveria tomar diariamente um suplemento de fibras e lactobacilos, kefir ou coalhada.

Brócolis, repolho, couve, couve-de-Bruxelas, couve-flor e alcachofra possuem efeito antioxidante e anticancerígeno. Esses alimentos estimulam o sistema microssomal hepático e a desintoxicação de substâncias carcinogênicas, auxiliando na prevenção do câncer. O Dr.Scharffenberg afirma que consumir um desses alimentos pelo menos uma vez por semana diminui em um terço a probabilidade de vir a ter câncer no intestino grosso.

Há diversos alimentos que podem ser incluídos em sua dieta para prevenir o câncer. Fibras de frutas, verduras, legumes, cereais integrais são parte deste grupo. Leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e soja também podem ser incluídos nessa dieta.Temperos não ficam de fora: alho, açafrão, curry, cebola, cheiro verde, pimentão vermelho e amarelo, entre outros, contribuem para a prevenção de todos os tipo de câncer.

Texto do Dr. Frederico Pretti


Share
Postado em 1 de setembro de 2017, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Receitas relacionadas

  • Camarões ao Curry Low Carb

    Camarões ao Curry Low Carb

    Uma receita lowcarb com camarões para a sua refeição ficar ainda mais deliciosa. Confira a dica da nossa nutricionista e saiba como preparar!

  • Creme Detox de Cenoura

    Creme Detox de Cenoura

    Uma sopa com ervas e legumes auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Confira como preparar uma deliciosa sopa desintoxicante.

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados

Sorry. No data so far.



Filtrar por temas



Depoimentos

A.C.F.R.M – 45 ANOS – Advogada

Não tinha problemas com peso até que engravidei e engordei mais de 30 kg. Consegui perder, com muito esforço e sofrimento, boa parte desse sobrepeso, mas depois de 4 anos continuava 10 kg acima do peso. Foi quando, através de uma amiga, conheci Dr. Frederico Pretti. Iniciei o Programa de Emagrecimento Saudável e, ao final […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas