Dicas

Fibras

A fibra é um dos componentes dos alimentos vegetais que nos seres humanos não pode ser digerida pelas secreções gastrintestinais. Os mecanismos de ação pelos […]

A fibra é um dos componentes dos alimentos vegetais que nos seres humanos não pode ser digerida pelas secreções gastrintestinais. Os mecanismos de ação pelos quais as fibras normalizam a função gastrintestinal, prevenindo a constipação, já foram definidos pelos pesquisadores.

As fibras presentes nos alimentos vegetais podem assumir duas formas: insolúvel ou solúvel. A fração insolúvel é encontrada nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas. Este tipo de fibra atua principalmente na parte inferior do nosso intestino grosso, aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais macias. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon.

A fração solúvel é encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, frutas cítricas (bagaço) maçã (casca), goiaba e em certas gomas e mucilagens (goma guar, acácia e outras). Este tipo de fibra atua principalmente na parte superior do trato gastrintestinal, mais especificamente, no estômago e no intestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos nutrientes. A Ração Humana é um composto rico em vários tipos de fibras, além de proteínas, vitaminas, minerais, colágeno hidrolisado, ômega 3 e 6, pode ser utilizada como um shake na substituição de pelo menos uma das refeições quando o objetivo principal for a perda de peso.

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para um emagrecimento mais rápido, saudável e duradouro. Pode auxiliar no emagrecimento e na desintoxicação do organismo, porque regula o funcionamento do sistema digestivo, combate a prisão de ventre, reduz a absorção de gorduras e carboidratos. Pode auxiliar também no controle do colesterol e triglicerídeos, prevenindo as doenças cardiovasculares e melhorando a resistência imunológica e orgânica.

Compartilhe: