Receitas

Torta de grão-de-bico

O grão-de-bico apresenta muita versatilidade e pode ser usado em receitas muito diferentes. Possui fibras, minerais como magnésio, ferro e potássio e é fonte de triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o humor. Além disso, não contém glúten e possui baixo índice glicêmico. Esta torta de grão-de-bico com palmito pode ser servida no almoço ou jantar e agrada a toda a família.

grao-de-bico-palmito

Torta de grão-de-bico com palmito

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru;
1 colher (de sopa) de orégano desidratado;
1 colher (de sopa) de suco de limão;
½ colher (de chá) de sal (ou mais, se preferir);
¼ de xícara (de chá) de azeite;

Recheio de Palmito:

3 dentes de alho picados;
½ xícara (de chá) de cebola picada;
2 xícaras (de chá) de palmito pupunha picado;
1/3 de xícara (de chá) de azeitonas picadas;
1/3 de xícara (de chá) de extrato de tomate;
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água;
Orégano, sal a gosto, pimenta e salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o grão-de-bico cru de molho com o dobro de água por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela de pressão, cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar por 5 minutos depois que pegar pressão. Desligue. Pré aqueça o forno a 210 °C.

Escorra bem o grão-de-bico e coloque em um processador. Adicione o suco de limão, o sal, o orégano desidratado e o azeite. Bata para virar uma pasta grossa, mas não bata muito, para deixar uns pedacinhos.
Unte uma forma de 25 cm de diâmetro, de preferência com fundo removível, com azeite. Distribua a massa com uma colher, modelando as laterais. Procure deixar a camada uniforme. Faça furos de leve com um garfo e asse por 20 minutos, até a massa ficar sequinha.

Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Adicione o palmito e as azeitonas picadas e tempere com sal e orégano a gosto. Acrescente o extrato de tomate e misture. Em seguida, adicione o amido de milho misturado com a água, misture para engrossar e desligue. Tempere com pimenta e salsinha a gosto. Reserve.
Passados 20 minutos, retire a massa do forno, distribua o recheio e volte ao forno por mais 5 minutos. Está pronto!

Receita da Nutricionista Drª Caroline França


Share
Postado em 14 de junho de 2017, por admin.



Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)