Vitamina D, Sol e Imunidade

O SOL é simplesmente essencial à saúde e para a síntese de VITAMINA D. Apenas 20 e 30 minutos de sol sem proteção solar e com braços e pernas expostos é suficiente para aumentar os níveis de VITAMINA D entre 10.000ui a 20.000ui e reforçar o seu sistema imunológico, de acordo com os trabalho científicos mais atuais.

O SOL emite raios UVA e UVB. Mas são os raios UVB que estimulam a síntese de VITAMINA D, exatamente aqueles que os dermatologistas pedem para você evitar porque envelhecem e causam câncer  de pele. Dito isso, o melhor horário para sua pela captar os RAIOS UVB é das 10 às 14 horas, sem protetor solar e não tomar banho nas próximas 2 horas, para não reduzir a absorção da vitamina D.

Hoje em dia, você sai de casa, pega o carro na garagem, vai para o trabalho, entra com o carro garagem, trabalha o dia todo, sai do serviço à noite e vai para casa. No fim de semana talvez você pegue um pouco de sol, mas quase sempre em uso de filtro solar, que bloqueia a absorção dos RAIOS UVB. Se levarmos em consideração os períodos de frio e chuva, chegamos assim fatalmente à conclusão da causa da pandemia de 90% das pessoas pesquisadas apresentarem VITAMINA D baixas ou muito perto do limite inferior.

A VITAMINA D é um nutriente simplesmente essencial para o funcionamento do sistema imunológico. Para que seu sistema imunológico funcione bem recomendo o uso de 5.000ui por dia de Vitamina D, mas se você quer preparar o seu sistema imunológico para enfrentar a pandemia do coronavírus, eu recomendo que você use 10.000ui por dia.

Mas o seu sistema imunológico precisa de outros nutrientes para funcionar bem e enfrentar o coronavírus, como: Vitaminas C, A e E, Complexo B, Betacaroteno, Zinco, Cobre e Selênio. Alguns alimentos são ricos nesses nutrientes, e você pode aumentar o consumo para proteger o seu organismo:

Vitamina D: Salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, ostra, gema de ovo, fígado bovino e cogumelos.

Vitamina E: Semente de girassol, amêndoa, avelã, nozes, amendoim, castanha-do-pará, abacate, azeitona, gema de ovo, salmão, atum, sardinha, arenque e cavala.

Vitamina C: Acerola, laranja, limão, manga, abacaxi, goiaba vermelha, melão, kiwi, caju, morango, tangerina, tomate, rúcula, agrião brócolis, aspargo, espinafre, couve e repolho verde.

Vitamina A: Salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, gema de ovo, fígado bovino, laranja, manga, damasco, cenoura vermelha, abóbora, pimentão vermelho e pimentão amarelo

Betacaroteno: Acerola, laranja, manga, melão, mamão, goiaba vermelha, cenoura vermelha, abóbora, pimentão vermelho, pimentão amarelo, tomate, couve, brócolis e espinafre.

Complexo B: Levedo de cerveja, gérmen de trigo, semente de girassol, castanha-do-pará, amêndoa, amendoim, aveia, avelã, abacate, banana, salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, frutos do mar e fígado bovino.

Zinco: Chocolate amargo, semente de linhaça, amendoim, castanha-de-caju, aveia, gema de ovo, frutos do mar e feijão.

Cobre: Chocolate amargo, castanha-do-pará, amêndoa, avelã, nozes, castanha-de-caju, fígado bovino, ostra e outros frutos do mar.

Selênio: Castanha-do-pará, gema e clara de ovo, alho, repolho verde, trigo, arroz e feijão.

Observação: Os alimentos estão colocados em ordem decrescente, do mais rico ao mais pobre. Por exemplo: Acerola é disparada a mais rica em vitamina C e betacaroteno, castanha-do-pará é a mais rica em selênio, chocolate amargo é o mais rico em zinco e cobre, levedo de cerveja o mais rico em complexo B, as frutas oleaginosas as mais ricas em vitamina E, peixes gordos, gema de ovo e fígado bovino os mais ricos em vitamina D e A. Agora você já pode fazer a seleção de alimentos TOP 10 para sua imunidade, mas não esqueça de aumentar o consumo de temperos, porque eles são os que têm maior capacidade anti-inflamatória: Açafrão, alho, curry, orégano, alecrim, tomilho, cominho, hortelã, manjericão, pimentas, pimentão vermelho, pimentão amarelo e tomate.

Principal fonte de Vitamina D para Veganos

Sol e Cogumelos. Coloco em ordem decrescente os cogumelos com maior concentração de vitamina D: Marrom, portobello, maitake, branco, chanterelle, morel e shitake. Já existe produtos com VITAMINA D3 VEGANA, mas você pode também mandar manipular.

Atitudes que melhoram a Imunidade

Além de se alimentar bem, você deve dormir bem, tomar pelo menos 2 litros de água por dia, reduzir o consumo de açúcar e doces, fazer uma atividade física diariamente mesmo que em casa, porque essas atitudes também aumenta a sua resistência imunológica.

Suplementos que melhoram a Imunidade

A Suplementação de Vitaminas A, D, E, C, Complexo B e Betacaroteno + Zinco, Cobre e Selênio, aumenta a eficiência do seu sistema imunológico. Procure um médico da sua confiança para lhe orientar.

Artigo escrito por:

Dr. Frederico Pretti – Tel: (31) 98219-7475 – Belo Horizonte

Dr. Antonio Geraldo Camara – Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto

Dr. Eduardo Poletti Camara –  Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Postado em 30 de março de 2020, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

P.C.M – 46 ANOS – Empresário

“Ser empresário com 700 funcionários não me impede de ser maratonista”. É na corrida onde me encontro, onde acho as soluções, onde colho minhas doses viciantes de endorfinas, onde me mantenho saudável e com as medidas pra lá de certas. Mas foi minha visita ao Dr. Frederico Pretti que me deu mais confiança e que […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas