Vitaminas engordam?

ARTIGO: VITAMINAS ENGORDAM?

Dr.Frederico Pretti

As vitaminas são em sua grande maioria nutrientes essenciais, que o organismo humano não consegue sintetizar e, portanto deve ser ingerida através da alimentação.

As vitaminas são compostos orgânicos necessários ao crescimento, desenvolvimento e à manutenção da vida. Podem desempenhar uma variedade de funções como: enzimas, coenzimas e co-fatores de uma infinidade de reações químicas que ocorrem no organismo a cada instante. Participam também do metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos, da síntese e reparo do DNA, do sistema imunológico, e da cicatrização, além de serem imprescindíveis na produção de neurotransmissores cerebrais e no controle dos radicais livres.

Gravidez e amamentação requerem um maior teor de vitaminas e outros nutrientes essenciais. Situações especiais como cirurgias, queimaduras, infecções graves e prolongadas, assim como inúmeras outras doenças e durante períodos de muito estresse, também se necessita de uma maior oferta de vitaminas para que o organismo realize todas as suas funções.

Vitaminas engordam?

Vitaminas não engordam. Gorduras e carboidratos, especialmente os carboidratos simples e os açúcares, podem engordar quando consumidos em excesso.

Vitaminas aumentam o apetite?

As vitaminas B1 e B12, podem aumentar o apetite quando tomadas em excesso.

Qual é o melhor horário para se tomar vitaminas?

Durante ou logo após as refeições. Os alimentos ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Quando tomadas com estômago vazio ou após uma alimentação muito leve, os complexos vitamínicos podem provocar náusea e dor gástrica.

Pode-se tomar várias vitaminas no mesmo horário?

Sim, pois as vitaminas não competem entre si no processo de absorção, não interferido desse modo uma na outra.

As vitaminas devem ser usadas sozinhas ou associadas?

Um tratamento antioxidante correto não utiliza vitaminas isoladamente. As vitaminas necessitam uma das outras e até mesmo dos minerais para proporcionar um efeito antioxidante completo, combatendo os radicais livres e pôr consequência o envelhecimento.

Mulheres gestantes e amamentando podem fazer uso de vitaminas e minerais?

Podem, desde que acompanhadas por um médico.

A partir de que idade uma pessoa pode fazer uso de vitaminas e minerais?

Não há uma idade definida, podendo ser utilizada até mesmo em lactentes.

Há mudança de cor e odor na urina e nas fezes quando fazemos uso de complexos vitamínicos?

Sim, especialmente o complexo B e a vitamina C, que tornam a urina mais amarelada e com odor mais forte. O uso de maior quantidade de água ajuda a diluir a cor e diminuir o odor.

Por que algumas vitaminas e minerais podem retardar o envelhecimento?

Devido o efeito seu antioxidante que age protegendo as células contra a ação dos radicais livres. Os radicais livres lesam a membrana, mitocôndria e DNA das células, além de outras ações deletérias e por consequência um desarranjo da sua estrutura e função, podendo até mesmo levar a célula a uma morte prematura.


Share
Postado em 9 de dezembro de 2010, por Frederico Pretti
Tags: ,
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


51 comentários Receba os comentários por email.


  1. fredericopretti

    Vários alimentos podem contribuir para o aumento da formação de gases, você pode procurar na internet essa lista pelo nome FOODMAP. Mas a sua tendência à formação de gases pode vir de uma deficiência de enzimas digestivas, deficiência de ácido clorídrico no estômago, uma vesícula que chamamos popularmente de preguiçosa, uma disbiose intestinal, etc.

    7 de julho de 2016 @ 7:52

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

A.C.F.R.M – 45 ANOS – Advogada

Não tinha problemas com peso até que engravidei e engordei mais de 30 kg. Consegui perder, com muito esforço e sofrimento, boa parte desse sobrepeso, mas depois de 4 anos continuava 10 kg acima do peso. Foi quando, através de uma amiga, conheci Dr. Frederico Pretti. Iniciei o Programa de Emagrecimento Saudável e, ao final […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas