Vitaminas engordam?

Vitaminas não engordam

Algumas vitaminas do complexo B, como a B1 e B12, quando usadas em excesso, podem aumentar o apetite, mas não necessariamente o desejo por doces e carboidratos em geral.

Durante a gestação, amamentação, estresse e doenças, o organismo necessita de uma maior quantidade de vitaminas, e quem fuma também.

As vitaminas são, em sua grande maioria, nutrientes que organismo humano não consegue sintetizar, e portanto, devem ser ingeridas através da alimentação.

As vitaminas são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da vida. Elas  desempenham uma grande variedade de funções atuando como enzimas, coenzimas e co-fatores de uma infinidade de reações químicas que ocorrem no organismo a cada instante.

Elas são importantes para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, na produção de neurotransmissores cerebrais, produção de anticorpos, síntese de colágeno, cicatrização, controle dos radicais livres, síntese e reparo do DNA, entre tantas outras funções.

Qual o melhor horário para toma-las?

As vitaminas solúveis em gordura: A, D, E e K, são melhores absorvidas quando ingeridas junto com uma alimentação que contenha um pouco de gordura, ou quando ingeridas junto com um colher de chá de azeite extravirgem ou uma cápsula de ômega.

As vitaminas solúveis em água podem ser tomadas com água e fora das refeições. Mas recomendo que sejam usadas após as principais refeições. Quando ingeridas com estômago os complexos vitamínicos podem provocar náusea e dor gástrica, em pessoas com estômago mais sensível.

Posso fazer uso delas ao mesmo tempo?

Pode, porque uma não interfere na absorção da outra. Mas é preferível fracioná-las, tomando uma parte após o desjejum e outra parte após o jantar. O fracionamento sempre melhora a absorção dos nutrientes.

Elas devem ser usadas sozinhas ou sempre em forma de um complexo?

Você pode fazer uso apenas das Vit. C, D e Zinco, para melhorar a imunidade. Você também pode fazer uso apenas da Vit. C, Lisina, Prolina, Zinco, Cobre e Manganês, para estimular a síntese de colágeno, ou usar apenas a Vit.E, B6 e Ômega-6, para reduzir a formação de nódulos mamários e a tensão pré-menstrual.

O tratamento ortomolecular pressupõe uma abordagem múltipla e sistêmica, que busca o equilíbrio químico e hormonal, o controle dos radicais livres,  inflamação, estresse e envelhecimento. Para atuar de forma tão ampla, é necessário o uso de vitaminas, minerais, aminoácidos, ômegas e outras substâncias.

Gestantes e lactantes podem fazer uso de vitaminas?

Podem sim, desde que acompanhadas por um médico.

A partir de que idade uma pessoa pode fazer uso de vitaminas?

Não há uma idade definida, podendo ser utilizada até mesmo em lactentes.

As vitaminas podem mudar a cor da urina e das fezes?

SIM. Especialmente a Vit. C e Complexo B, que deixam a urina mais amarelada e com odor mais forte. Quando isso ocorrer, aumente a ingestão de água.

As vitaminas podem retardar o envelhecimento?

As vitaminas controlam a formação de radicais livres, reduz a infamação e protege contra o encurtamento dos telômeros, três mecanismos envolvidos diretamente no processo de envelhecimento. Sempre aliado a um estilo de vida mais saudável.

Você que saber mais sobre: Vitamina C

Você que saber mais sobre: Vitamina D

Leia também: Longevidade Saudável

 

Artigo: Dr. Frederico Pretti


Postado em 31 de agosto de 2020, por Frederico Pretti
Tags: , , ,
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


51 comentários Receba os comentários por email.


  1. fredericopretti

    Vários alimentos podem contribuir para o aumento da formação de gases, você pode procurar na internet essa lista pelo nome FOODMAP. Mas a sua tendência à formação de gases pode vir de uma deficiência de enzimas digestivas, deficiência de ácido clorídrico no estômago, uma vesícula que chamamos popularmente de preguiçosa, uma disbiose intestinal, etc.

    7 de julho de 2016 @ 7:52

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

F.G – 42 ANOS – Empresário

A Clínica Dr. Frederico Pretti é um grande exemplo de excelência e profissionalismo. Desde o primeiro contato, percebi a seriedade e o comprometimento de toda a equipe. Perdi 18 kg em um pouco mais de 2 meses fazendo o Programa de Emagrecimento Saudável,  e não fiz uso de nenhum medicamento para controlar o apetite, calmante […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas