Dicas

Disbiose Intestinal

Você sente fome logo após comer uma maçã? Pode ser um sintoma de quem tem Disbiose Intestinal. Confira a dica da nossa nutricionista.

Disbiose intestinal

Você sente fome logo após devorar uma maçã? Isso é um sintoma clássico de quem tem “Disbiose Intestinal”. No nosso organismo temos mais ou menos 100 trilhões de bactérias de mais de 400 espécies diferentes e que devem viver em equilíbrio. A nossa flora intestinal tem funções importantes como a síntese de algumas vitaminas e a defesa do nosso organismo.

A Disbiose Intestinal é um transtorno no qual as bactérias da flora normal ficam em minoria e o organismo torna-se debilitado, já que a capacidade de defesa diminui. Os sintomas mais comuns são: aumento da vontade de comer doces, principalmente após as refeições, ganho de peso alterações de humor como irritabilidade, depressão e mau humor, ansiedade e insônia, maior formação de gases, dor abdominal, infecções urinárias, micoses, acnes e muitos outros. O tratamento é a longo prazo e consiste basicamente em duas abordagens, sendo uma dietética e outra baseada na administração de prebióticos e/ou probióticos.

A dieta deve ser rica em frutas e vegetais e livre de alimentos refinados e industrializados, que contêm corantes e outros aditivos químicos. Além disso, devem ser retirados os alimentos alergênicos como laticínios de vaca e cabra, glúten e proteínas de difícil digestão como a da carne bovina. Outro fator importante que deve ser considerado na elaboração da orientação nutricional é a inclusão de alimentos que tenham função digestiva como o suco de aloe vera e os chás de abacaxi e hortelã e antibacteriana como o alho, a cebola, a cúrcuma, a semente de abóbora e outros.

Os prebióticos são fibras que possuem a capacidade de reequilibrar a flora intestinal, atuando como substratos para fermentação das “bactérias do bem”. Atualmente são encontrados alimentos enriquecidos com essas fibras, sendo que as mais conhecidas são a inulina e o FOS (frutooligosacarídeos).

O tratamento com os probióticos (preparações alimentícias ou farmacêuticas na qual são encontrados microorganismos definidos e vivos) é imprescindível para que haja a recolonização intestinal com microorganismos benéficos, restabelecendo o equilíbrio intestinal, a integridade da mucosa e, conseqüentemente, o equilíbrio funcional do organismo.

Dica da nutricionista Marilene

Compartilhe: