Como retardar o envelhecimento

Como retardar o envelhecimento: Um estudo da The Lancet, uma das mais importante revistas médicas, avaliou a importância do comprimento dos telômeros na longevidade humana, em um grupo acima de 60 anos.

E descobriu que, pessoas com telômeros mais curtos tinham uma taxa de mortalidade maior, por exemplo: incidência 3 vezes maior de doenças cardíacas e 8 vezes maior doenças infecciosas, quando comparados com aqueles que possuíam telômeros mais longos.

Como retardar o envelhecimento

Telômeros: A chave mestra de como retardar o envelhecimento

Os telômeros são estruturas que contém em suas bases de DNA, o segredo do envelhecimento.

Uma vida mais longa e saudável está relacionada com comprimento dos telômeros. Portanto,  a preservação do comprimento dos telômeros, é essencial para saúde e bem-estar que tanto desejamos.

Quando o comprimento dos telômeros atinge o nível crítico, vária funções das células ficam comprometidas, como por exemplo: o processo de renovação e replicação celular, acelerando portanto, o processo de envelhecimento.

O que causa o encurtamento dos telômeros e acelera o envelhecimento

São vários os fatores que aceleram o encurtamento dos telômeros, como por exemplo: o excesso de radicais livres, inflamação crônica, hormônios, drogas, metais tóxicos, poluição ambiental, hábitos alimentares inadequados, carências nutricionais, gordura trans, além disso, doenças como obesidade e diabetes mellitus.

No entanto, as células contêm a telomerase, uma enzima que naturalmente protege a integridade e o comprimento dos telômeros, combatendo o envelhecimento precoce.

Como preservar o comprimento dos telômeros e retardar o envelhecimento

Nos últimos anos, a ciência vêm acumulado um impressionante conjunto de evidências sobre o assunto.

Vários também são os fatores  que são capazes de manter e até mesmo estimular o comprimento dos telômeros.

Além disso, há evidências significativas, sobre a importância das vitaminas,  bioflavonoides, carotenoides, ômegas e outras substâncias, na preservação do comprimento dos telômeros e prevenção do envelhecimento.

Vitaminas do Complexo B

Como retardar o envelhecimento

 

 

 

 

O Complexo B, especialmente as vitaminas B6, B9 e B12, são fatores essenciais para o metabolismo das moléculas que compõem o DNA.

É comum encontrarmos pessoas com níveis insuficientes das vitaminas B6, B9 e B12, e consequentemente com elevação da Homocisteína e Proteína C Reativa, no sangue.

A Homocisteína e a Proteína C Reativa, quando elevadas, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e neurodegenerativas.

O Complexo, especialmente as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12, são essenciais para a função mitocondrial, e consequentemente, para a produção de energia em todas as células do organismo.

Por exemplo: Um atleta profissional com 35 anos, não tem mais condições de competir em nível de igualdade com atletas mais jovens. Uma demonstração clara do processo de envelhecimento e perda do seu potencial de produção de energia celular.

Vitamina D – Clique aqui se você quer saber mais: Vitamina D

 

 

 

 

Níveis mais elevados de vitamina D têm sido associado ao aumento do comprimento do telômeros. Por exemplo, pacientes em hemodiálise,  quando tratados com Vitamina D tem telômeros mais longos do que os pacientes não tratados.

Um estudo bem amplo, mostrou que a suplementação de 2.000 unidades por dia de Vitamina D, em um grupo de americanos com sobrepeso, aumentou a atividade da telomerase em 19%, e consequentemente um aumento do comprimento dos telômeros.

Portanto, a vitamina D desempenha um importante papel na prevenção do envelhecimento.

A Vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para a saúde, bem-estar e longevidade. Ela é essencial para o perfeito funcionamento do cérebro, coração e sistema imunológico, além disso, ela ainda nos protege contra a osteoporose e o câncer.

Todas as células do corpo humano tem receptores de vitamina D. Portanto, ela atua no organismo todo, e sua multiplicidade de funções é tão grande, que ela está sendo considerada um hormônio, e não uma vitamina.

Vitamina C – Clique aqui se você quer saber maisVitamina C

Como retardar o envelhecimento

 

 

 

 

A Vitamina C, demonstrou em estudos recentes, ser capaz de reduzir o encurtamento dos telômeros em até 62%, e consequentemente retardar o envelhecimento.

Também demonstrou nesse estudo, ser capaz de aumentar de forma significativa o tempo de vida das células. Além disso, a vitamina C reduziu várias alterações físicas associadas ao envelhecimento, como resultado da redução drástica do nível de radicais livres.

A Vitamina C foi capaz de retardar o envelhecimento cardiovascular, ao aumentar o comprimento dos telômeros em culturas de células de músculo cardíaco humano.

Uma demonstração dramática da sua importância na desaceleração do envelhecimento foi fornecido por um estudo de modelo celular da Síndrome de Werner.

A Síndrome de Werner provoca um envelhecimento prematuro. Entretanto, após numerosos estudos, ficou evidente a capacidade da vitamina C em retardar o envelhecimento.

O mais importante, ela impediu a morte celular prematura, alterando a expressão de genes envolvidos na manutenção da integridade do DNA.

A Vitamina C, segundo os cientistas que participaram desse estudo sobre a Síndrome de Werner, promoveu de um modo nunca antes visto as características do envelhecimento precoce das células.

As células tratadas com vitamina C desenvolveram telômeros bem mais longos, redução do estresse oxidativo, redução de citocinas inflamatórias e melhora da integridade do DNA, todas características comuns a células mais jovens.

Vitamina E

Como retardar o envelhecimentoA Vitamina E, especialmente na forma de Alfa-tocoferol, reduziu drasticamente o encurtamento dos telômeros e o envelhecimento, em vários estudos, mesmo na presença de moléculas fortemente oxidante.

Além disso, ela aumenta os níveis de telomerase, enzima que previne o encurtamento dos telômeros.

O tratamento de células humanas envelhecidas com uma formulação rica em tocotrienol, uma forma de vitamina E, também reverteu o encurtamento dos telômeros, os danos ao DNA e o envelhecimento das células. o ponto delas se assemelharem às células mais jovens, com menos , e mais células prontas para uma replicação saudável. Novamente, os efeitos foram atribuídos ao aumento da atividade da telomerase.

Ômegas-3

 

 

 

 

Um estudo, mediu o comprimento dos telômeros em humanos, em uso de1.250 a 2.500mg/dia de Ômega-3, ricos em EPA e DHA. O resultado mostrou um aumento do comprimento dos telômeros e redução do processo de envelhecimento.

Os cientistas atribuíram esse aumento do comprimento dos telômeros à redução de citocinas inflamatórias e redução do estresse oxidativo.

Principais Fontes de Ômega-3: Peixes de Mar, especialmente o atum e a sardinha, além de nozes e sementes de linhaça

Carotenoides

Como retardar o envelhecimento

 

 

 

 

Os carotenoides são moléculas de pigmento amarelo, alaranjado e vermelho, presentes nos alimentos, como: cenoura, abóbora, tomate, laranja, mamão, manga, pequi, açafrão, curry, urucum, pimentões e pimentas.

Estudos demonstraram que pessoas idosas com níveis sanguíneos mais elevados de carotenoides, luteína e zeaxantina, possuem telômeros significativamente mais longos do que aqueles com níveis mais baixos.

Em jovens acima de 20 anos, a duplicação dos níveis sanguíneos de carotenoides, aumentou o comprimento dos telômeros em 5% a 8%.

Embora a ingestão de carotenoides deixem os telômeros mais longos, esse efeito parece depender em certa medida, de fatores genéticos relacionados com o metabolismo dos carotenoides.

Os carotenoides também são potentes antioxidantes e precursores da Vitamina A.

Artigo: Dr. Frederico Pretti


Postado em 13 de setembro de 2020, por  
Tags: , , , , ,
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Um comentário Receba os comentários por email.


  1. MARILEA ABDO

    BOA TARDE,
    MUITO INTERESSANTE ESSE ARTIGO.
    ABRACOS E FELIZ 2017.
    MARILEA

    29 de dezembro de 2016 @ 16:17

Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

L.B.N.S – 34 ANOS– Auxiliar de Enfermagem

Contrai o vírus da Dengue e Chikungunya e fiquei péssima: tinha febre e dores muito fortes no corpo todo e em todas as articulações, mal conseguia andar de tanto que doía, meu corpo ficou cheio de manchas e meus olhos quentes e vermelhos como fogo. Procurei o Dr. Frederico Pretti que me sugeriu que eu […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas