Estresse engorda?

SIM. Estresse engorda.

O Estresse engorda porque aumenta o cortisol e reduz os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, provocando aumento do apetite e compulsão alimentar, especialmente pelos carboidratos: chocolate, doces, pães, bolos, biscoitos, massas, arroz, batatas, etc.

O Cortisol é um hormônio produzido na glândula supra renal e essencial à vida. É ele que mantém o seu corpo sempre em alerta, pronto para enfrentar qualquer situação de perigo, insegurança, medos e estresse. Mas em excesso, ele pode causar sérios danos ao organismo, particularmente ao cérebro, e levar a um quadro de: depressão, angústia, ansiedade, insônia, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e obesidade.

O Cortisol estimula também o acúmulo de gordura abdominal. Ele mobiliza o glicogênio, um carboidrato  armazenado no fígado, para o sangue, estimulando a produção de insulina, o aumento do desejo pelos carboidratos e o depósito de gordura no abdome, especialmente nos sedentários.

O Cortisol interfere e sofre interferência de outros hormônios, como o estradiol, testosterona, insulina, T3, T4 e GH, gerando um distúrbio metabólico complexo, que leva ao aumento do peso.

As mulheres ainda tem um outro sério problema. O uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal na menopausa, contém estradiol, que aumenta de forma significativa os níveis de cortisol, contribuindo para o aumento do peso e para os problemas citados acima.

Apenas para ilustrar, quanto o estradiol presente nos anticoncepcionais orais e locais, como o nuvaring, são capazes de interferir no cortisol, vou dar o exemplo de uma paciente: o nível máximo de cortisol basal no sangue é 22,5 µg/dL, o dela estava sempre em torno de 60 µg/dL, que reduziu somente com a retirada do anticoncepcional.

A Melatonina é um hormônio produzido no cérebro e tem como uma de suas principais funções controlar o cortisol. A luz do dia estimula a produção do cortisol e ausência da luz à noite estimula a produção da melatonina. Durante o dia, comandado pela luz solar o nível de cortisol sobe para te dar energia, disposição e capacidade de enfrentamento do estresse. À noite a melatonina sobe e o cortisol baixa, para que você tenha uma noite de sono profundo e revitalizante.

A Melatonina é capaz de controlar o cortisol quando ele sobe em decorrência do excesso de estresse, mas não consegue reduzir o cortisol, quando ele sobe devido ao excesso de estradiol presente nos anticoncepcionais e na terapia de reposição hormonal usada na menopausa.

Porque o estresse aumenta o desejo por doces e carboidratos?

Porque quanto maior o estresse, maior a necessidade de produção de serotonina no cérebro. Os carboidratos, especialmente doces e chocolates, aumentam a produção de serotonina e dopamina, propiciando uma maior sensação de prazer e capacidade de enfrentar o estresse, sem entrar em depressão, angustia, ansiedade, insônia, mau humor, nervosismo e irritabilidade.

O que provoca estresse?

Frustração, infelicidade, insegurança, depressão, angustia, ansiedade, insônia, medos, desemprego, dificuldade econômica, pressão social, emocional e a busca pelo sucesso, além perdas e doenças, levam as pessoas ao pior tipo de estresse que existe, o estresse crônico. Aquele, que você dorme e acorda com ele, todos os dias de sua vida. Por isso, é considerado por muitos pesquisadores, como a doença século.

Como reduzir o estresse?

Uma alimentação mais saudável, composta por alimentos que sejam capazes reduzir o estresse e aumentar a oferta de triptofano, pode ajudar na redução do cortisol, e no aumento da serotonina e dopamina, contribuindo para a solução do problema.

A atividade física é capaz de melhorar em 30% a produção de todos os neurotransmissores cerebrais, inclusive as endorfinas e metaencefalinas, contribuindo de forma decisiva na redução do estresse e do cortisol. A atividade física, feita na medida certa, combate a depressão, angustia, ansiedade e a insônia, aumenta a sensação de prazer, reduz a compulsão e estimula  o metabolismo corporal, sendo portanto decisiva na perda e controle do peso.

Meditação, tai chi chuan, yoga, my fulness, entre outras técnicas, são comprovadamente capazes de reduzir o estresse, e pode contribuir para a perda e controle do peso.

Nutrientes e plantas medicinais que reduzem o estresse:

  • Minerais: Magnésio e Cálcio.
  • Hormônios: Melatonina e Ocitocina.
  • Vitaminas: Vitaminas do Complexo B, C e D.
  • Aminoácidos: Triptofano, 5- Hidroxitriptofano, Taurina, Teanina, Lisina e Lactium.
  • Chás: Maracujá, Maçã, Camomila, Lavanda, Jasmim, Erva cidreira, Alecrim e Manjericão.
  • Plantas Medicinais:  Relora, Ashwagandha, Rhodiola Rosea, Bacopa Monnieri, Hipericum Perforatum, Shizandra Chinensis, Passiflora, Valeriana, Mulungu, Humulus Lupulus, etc.

PENSE NISSO!!! O estresse só engorda, quem tem o que comer. Porque, quem não tem o que comer ou tem apenas o necessário para sobreviver, não engorda. O aumento de peso sempre tem a ver com o que você come , como come e quando come. Pode exemplo: o jejum intermitente, não emagrece, se você faz ele durante o dia e como à noite.

Artigo: Dr.Frederico Pretti


Postado em 10 de agosto de 2020, por Dra. Glesiane Alves 
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2 comentários Receba os comentários por email.


  1. fredericopretti

    Prezada Marisa,

    Perdoe-nos pelo lamentável atraso em lhe responder, mas de agora em diante estamos colocando em dia o nosso site e com certeza lhe responderemos mas prontamente às suas dúvidas. SIM, você pode comprar sem receita em drogarias tradicionais e farmácias de manipulação. Mas antes de comprar é preciso saber o que voce deseja. Ômegas de Linhaça e Prímula são muito bons para o climatério, tensão pré-menstrual e sistema nervoso. Ômega-3 de Peixe é muito bom para proteger o sistema cardiovascular, cérebro e olhos, sendo muito bons para pessoas que sofrem com olhos muito secos. Escolha sempre uma boa marca: Naturallis, Nature’s Bounty, Nordic, etc.

    6 de janeiro de 2012 @ 5:15


  2. fredericopretti

    Perdoe-nos pelo lamentável atraso em lhe responder, mas de agora em diante estamos colocando em dia o nosso site e com certeza lhe responderemos mas prontamente às suas dúvidas. Temos na clínica um excelente programa de emagrecimento onde é possível perder tranquilamente 5 kilos em 30 dias, entre em contato conosco. Mas, de um modo geral, você não pode comer mais do que você gaste através do seu metabolismo, no seu dia a dia. Então, resumindo, precisamos comer menos e gastar mais, através de exercicíos físicos regulares. Além de comer menos você também pode melhorar a qualidade de sua alimentação e evitar os alimentos que provocam compulsão alimentar, tais como: açúcar branco, açúcar mascavo, melado, mel de abelha, doces, refrigerantes, farinha de trigo refinada, arroz branco, pães, bolos e biscoitos feitos com farinha de trigo refinada. Você pode também aumentar o teor de fibras de sua alimentação usando um pães de centeio ou integral, arroz integral, arroz integral com feijão, arroz integral com lentilha, arroz integral com grão de bico, mistura de grãos e cereias integrais que você já encontra pronto em supermercados e aumentar o consumo de verduras e legumes que nascem acima da terra, em forma de saladas, cozidos, assados ou refogados em pouco óleo ou azeite extravirgem. Mas pode nos acompanhar que de agora em diante toda semana você terá uma receita nova no site.

    6 de janeiro de 2012 @ 6:31

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