Fibromialgia

O Programa de Tratamento da Fibromialgia tem como objetivo princial o alívio das dores e de todos os outros sintomas ou comomirdades comumente associados a ela.

A Fibromialgia é uma doença crônica, complexa e muitas vezes limitante, que causa fortes dores em várias partes do corpo. Ela está quase sempre associada a um quadro de estresse, ansiedade, insônia, depressão e fadiga crônica.

Em 50% dos casos os primeiros os sintomas se manifestam após um quadro de forte estresse. Mas nos outros 50% dos casos não se consegue identificar a causa.

Situações de grande estresse pode desencadear novas crises ou piora da dor existente, nos portadores de fibromialgia.

É seis vezes mais comum em mulheres entre 30 e 55 anos de idade. Os portadores de história familiar fibromialgia são oito vezes mais propensos a desenvolver a doença.

A Fibromialgia não produz nenhuma alteração nos exames de sangue, radiografia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. Portanto, é um diagnóstico clínico, assim como a depressão.

Principais Sintomas da Fibromialgia

Dores no corpo: O principal sintoma são as dores constantes no corpo todo, que podem acometer músculos, ligamentos e tendões, e são sensíveis ao toque. Portanto, eles geralmente dormem e acordam com dor.

Dor de cabeça: Tipo enxaqueca ou cefaleia tensional, é um sintoma comum e acomete mais de 50% dos pacientes com fibromialgia.

Fadiga crônica e constante: É outro sintoma muito comum, o cansaço é mais forte de manhã ao acordar, no entanto, ele pode ser também bastante incômodo no final da tarde.

Sono: Comumente também apresentam um sono entrecortado e não reparador, além disso, muitos acordam e não conseguem voltar a dormir, agravando portanto a sensação de fadiga.

Tigger Points: Um dos critérios para o diagnóstico da fibromialgia é a dor ao toque em pelo menos 11 dos 18 pontos, vistos na imagem abaixo:

 

 

Quer saber mais sobre o Programa?

Entre em contato conosco ou agende a sua consulta, assim podemos conversar mais detalhadamente sobre o seu caso. Será um prazer recebê-lo e esclarecer as suas dúvidas.

Quer saber mais sobre Fibromialgia:

 

 


OBS: Lembrando que para saber as dosagens corretas dos medicamentos e/ou suplementos recomendados no artigo, você deve agendar uma consulta ou procurar um médico de sua confiança. Não incentivamos automedicação.