Colágeno, saúde e beleza

O que é Colágeno?

 O colágeno é uma proteína estrutural fundamental para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. Ele é essencial para a mobilidade e elasticidade da pele, músculos, ligamentos, tendões e articulações. O colágeno desempenha também, um importante papel no encarceramento das células cancerosas, em forma de um tumor, para impedir o seu crescimento e disseminação.

O colágeno representa 70% de toda a proteína do corpo. A partir dos 25 anos de idade a capacidade de produção de colágeno começa o seu declínio gradativo,

contribuindo ao longo dos anos, para o surgimento das rugas de expressão, flacidez facial e corporal, ressecamento das cartilagens e articulações, perda da mobilidade e funcionalidade corporal.

 

O que acelera a perda de Colágeno

O excesso de exposição solar, sem proteção, envelhece precocemente a pele. Os raios solares destroem as fibras de colágeno e elastina da pele através de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros mais dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas.

Estresse, tabagismo, álcool, drogas, agrotóxicos e poluentes ambientais, estimulam a formação de radicais livres e a degeneração das fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Hábitos alimentares inadequados, o consumo exagerado de açúcar e dietas muito restritivas por tempo prolongado, com baixa oferta de zinco, cobre, manganês, lisina, prolina, vitaminas A, D, E, C e Complexo B, também também aceleram a perda de colágeno e elastina.

Porque e como estimular a síntese de Colágeno

 Estimular a síntese de colágeno é o grande segredo para restaurar a saúde e a beleza da pele, reduzir a flacidez e as linhas de expressão, assim como melhorar a hidratação e a textura de unhas e cabelos.

Estimular a síntese de colágeno é essencial para a manutenção e restauração da elasticidade e mobilidade de articulações, cartilagens, ligamentos, tendões e músculos.

Estimular a síntese de colágeno também é fundamental para a elasticidade dos vasos sanguíneos e a saúde cardiovascular, assim como para a prevenção e tratamento do câncer.

Um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação mais natural rica em fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos, são essenciais para estimular a síntese de colágeno e retardar o processo de envelhecimento.

Vitamina C, lisina, prolina, zinco, cobre e manganês, são nutrientes essenciais para a síntese de colágeno.

Você pode utilizar o colágeno hidrolisado como fonte de lisina, prolina, glicina e hidroxiprolina, na dose de 10 gramas, 1-2 vezes por dia, e de preferência fora das refeições

Nutrientes que estimulam a síntese de Colágeno

Vitamina C     – 3 a 9 gramas/dia

Lisina              – 3 a 9 gramas/dia

Prolina            – 1 a 6 gramas/dia

Zinco               – 15 a 35 miligramas/dia

Cobre              – 1 a 2 miligramas/dia

Manganês      – 2 a 3 miligramas/dia

Sinais de que você pode estar com carência de Colágeno

  • Unhas mais secas e quebradiças;
  • Pele mais ressecada, craquelada e fina;
  • Cabelos mais secos, finos, quebradiças e sem brilho;
  • Aumento das rugas faciais.
  • Aumento das linhas e sulcos faciais de expressão.
  • Flacidez e perda de elasticidade da pele, especialmente na face.
  • Perda da mobilidade e elasticidade das articulações, ligamento e tendões

Principais fontes de Colágeno

 As carnes são as principais fontes de colágeno. A gelatina, uma sobremesa saborosa, refrescante e dietética, também é uma fonte de colágeno, e ainda ajuda a combater aquela vontade aguda de comer doces e guloseimas.

Colágeno vegetal não existe, porque todos os suplementos de colágeno são de origem animal, mas os veganos podem fazer uso de suplementos proteicos provenientes da ervilha e coco, e paralelamente aumentar a ingestão de zinco, cobre e vitamina C, para estimular a síntese de colágeno

Diferença entre Colágeno e Whey Protein

 O que caracteriza a proteína do colágeno é uma maior concentração de prolina, hidroxiprolina, lisina e glicina, aminoácidos que estimulam a síntese de colágeno e deixam a pele, cabelos e unhas, mais bem hidratadas e bonitas.

O que caracteriza o whey protein – a proteína do soro do leite, é uma maior concentração de leucina, isoleucina, valina, aminoácidos que estimulam a síntese e a performance muscular.

Dermocosméticos

O uso de dermocosméticos também pode estimular a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e Alfa-hidroxiácidos, como o que estimula a produção de colágeno, reduz as rugas e deixa a pele ao redor dos olhos mais firme, proporcionando um rejuvenescimento de dentro para fora.

Os tratamentos noturnos também podem ser de grande valia. Escolha dermocosméticos com Vitamina C, Ácido hialurônico e Ácido glicólico, capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno.

A máscara gel de colágeno, revitaliza, remineraliza, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele. A Máscara de Colágeno com Vitamina C e Ácido hialurônico aumenta a hidratação das camadas mais profundas da pele, estimula a produção de colágeno, combate a ação dos radicais livres, retarda o envelhecimento e devolve a luminosidade à sua pele

Artigo escrito por:

Dr. Frederico Pretti – Tel: (31) 98219-7475 – Belo Horizonte

Dr. Antonio Geraldo Camara – Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto

Dr. Eduardo Poletti Camara –  Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto


Postado em 25 de maio de 2020, por Frederico Pretti
Tags: , , , , , , , , , , , ,
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

J.P.F.O – 46 ANOS – Funcionária Pública

Fiquei muitíssimo satisfeita com o resultado que obtive com o Programa de Emagrecimento Saudável da Clínica Dr. Frederico Pretti, que são visíveis. Mas também com o carinho, profissionalismo, atenção e disponibilidade constante de toda a equipe da Clínica do Dr. Frederico Pretti, em especial a querida nutricionista Dra. Mari Karpinsk, que me acompanhou semanalmente com […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas