Colágeno: Saúde e Beleza

O Colágeno é essencial para a saúde e beleza da pele, unhas e cabelos, e para a elasticidade e mobilidade de cartilagens, ligamentos, tendões, articulações e músculos. Além disso, o colágeno desempenha um importante papel no encarceramento das células cancerosas, em forma de um tumor, para impedir o seu crescimento e disseminação.

O Colágeno representa 70% de toda a proteína do corpo. A partir dos 25 anos de idade a capacidade de produção de colágeno começa o seu declínio gradativo. Portanto, contribui para o surgimento das rugas de expressão, flacidez facial e corporal, ressecamento das cartilagens e articulações, perda da mobilidade e funcionalidade corporal ao longo dos anos.

O que acelera a perda de Colágeno

O excesso de exposição solar, sem proteção, envelhece precocemente a pele. Isso porque os raios solares destroem as fibras de colágeno e elastina da pele através de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros mais dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas.

Estresse, tabagismo, álcool, drogas, agrotóxicos e poluentes ambientais, por exemplo, estimulam a formação de radicais livres e a degeneração das fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Hábitos alimentares inadequados, o consumo exagerado de açúcar e dietas muito restritivas por tempo prolongado, com baixa oferta de zinco, cobre, manganês, lisina, prolina, vitaminas A, D, E, C e Complexo B, também também aceleram a perda de colágeno e elastina.

Porque e como estimular a síntese de Colágeno

Porque o colágeno é essencial para:

a saúde e a beleza da pele,

saúde e a beleza de unhas e cabelos,

reduzir a flacidez e as linhas de expressão faciais,

a saúde, elasticidade e mobilidade de cartilagens, ligamentos, tendões, articulações músculos.

Estimular a síntese de colágeno também é fundamental para a elasticidade dos vasos sanguíneos e a saúde cardiovascular, assim como para a prevenção e tratamento do câncer.

Vitamina C, lisina, prolina, zinco, cobre e manganês, são nutrientes essenciais para a síntese de colágeno.

Você pode utilizar o colágeno hidrolisado como fonte de lisina, prolina, glicina e hidroxiprolina, na dose de 10 gramas, 1-2 vezes por dia, e de preferência fora das refeições.

Em outras palavras, um estilo de vida mais saudável com uma alimentação mais natural rica em fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos, são essenciais para estimular a síntese de colágeno e retardar o processo de envelhecimento.

Nutrientes que estimulam a síntese de Colágeno

Vitamina C     – 3 a 9 gramas/dia – Vitamina C

Lisina              – 3 a 9 gramas/dia

Prolina            – 1 a 6 gramas/dia

Zinco               – 15 a 35 miligramas/dia – Zinco

Cobre              – 1 a 2 miligramas/dia

Manganês      – 2 a 3 miligramas/dia

Sinais de que você pode estar com carência de Colágeno

  • Unhas mais secas e quebradiças;
  • Pele mais ressecada, craquelada e fina;
  • Cabelos mais secos, finos, quebradiças e sem brilho;
  • Aumento das rugas faciais.
  • Aumento das linhas e sulcos faciais de expressão.
  • Flacidez e perda de elasticidade da pele, especialmente na face.
  • Perda da mobilidade e elasticidade das articulações, ligamento e tendões

Principais fontes de Colágeno

 As carnes são as principais fontes de colágeno. A gelatina, uma sobremesa saborosa, refrescante e dietética, também é uma fonte de colágeno, e ainda ajuda a combater aquela vontade aguda de comer doces e guloseimas.

Colágeno vegetal não existe, porque todos os suplementos de colágeno são de origem animal, mas os veganos podem fazer uso de suplementos proteicos provenientes da ervilha e coco, e paralelamente aumentar a ingestão de zinco, cobre e vitamina C, para estimular a síntese de colágeno

Diferença entre Colágeno e Whey Protein

 O que caracteriza a proteína do colágeno é uma maior concentração de prolina, hidroxiprolina, lisina e glicina, aminoácidos que estimulam a síntese de colágeno e deixam a pele, cabelos e unhas, mais bem hidratadas e bonitas.

No entanto, o whey protein – a proteína do soro do leite, tem uma maior concentração de leucina, isoleucina, valina, aminoácidos que estimulam a síntese e a performance muscular.

Dermocosméticos

O uso de dermocosméticos também pode estimular a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e Alfa-hidroxiácidos, como o que estimula a produção de colágeno, reduz as rugas e deixa a pele ao redor dos olhos mais firme, proporcionando um rejuvenescimento de dentro para fora.

Da mesma forma, os tratamentos noturnos também podem ser de grande valia. Escolha dermocosméticos com Vitamina C, Ácido hialurônico e Ácido glicólico, capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno.

A máscara gel de colágeno, revitaliza, remineraliza, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele. Já a máscara de Colágeno com Vitamina C e Ácido hialurônico aumenta a hidratação das camadas mais profundas da pele. Em outras palavras, estimula a produção de colágeno, combate a ação dos radicais livres, retarda o envelhecimento e devolve a luminosidade à sua pele

Artigo escrito por:

Dr. Frederico Pretti – Tel: (31) 98219-7475 – Belo Horizonte

Dr. Antonio Geraldo Camara – Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto

Dr. Eduardo Poletti Camara –  Tel: (16) 99622-8080 – Ribeirão Preto


Postado em 25 de maio de 2020, por Frederico Pretti
Tags: , , , , , , , , , , , ,
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

P.A.M – 60 Anos – Produtor

Credibilidade e confiança. Respeito pelo cliente. Resultados garantidos. Vários médicos em um só. Esta é a melhor maneira de definir o brilhante trabalho do Dr. Frederico Pretti.


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas