Dicas

Alimentos Orgânicos: Mais saúde

Alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, são ricos em nutrientes e apresentam maior durabilidade.

Nada como cozinhar com verduras, legumes e temperos orgânicos, para garantir mais saúde e sabor aos alimentos. Cada vez mais as pessoas estão reservando um espaço em casa para montar uma horta caseira livre de agrotóxico. Mesmo em apartamento, é possível desfrutar desse privilégio. Faça você também a sua!

Para isso, escolha um local com ótima ventilação e que bata sol. Utilize um vaso com furos. Encha um terço dele com brita ou pó de brita, para a drenagem; coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso; espalhe um pouco de areia; plante as mudas. Antes de regar, verifique se a terra está úmida. Se estiver, não coloque mais, porque muita água pode dar fungos. Nunca use qualquer tipo de química em suas plantas.

Você pode plantar o que mais consome, mas existem calendários de plantio, que consideram o que é típico de cada estação. Durante o ano, é possível colher abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feijão-vagem, mostarda, manjericão, alecrim, pepino, rabanete, rúcula e salsa.

Evite agrotóxicos

Você sabe quais são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos? O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), da Anvisa, é responsável pelo monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos e pela divulgação desses dados.  Amostras avaliadas entre 2017 e 2018:abacaxi, alface, alho, arroz, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, tomate, pimentão e uva.

Dos alimentos investigados, os que apresentaram mais irregularidades foram laranja, goiaba, uva, batata-doce e abacaxi em ordem decrescente de contaminação. Agrotóxico é um veneno para a saúde, ainda mais em excesso.

Por isso, sempre que possível, prefira ingerir alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, são ricos em nutrientes, pelo fato de a terra utilizada no seu cultivo ser fértil e natural, e apresentam maior durabilidade.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/agrotoxicos/programa-de-analise-de-residuos-em-alimentos/arquivos/3772json-file-1

Onde comprar orgânicos em Belo Horizonte

Algumas opções de entrega em casa:
–  Caixa Farta – https://caixafarta.com.br/
–  Fazendinha em casa – https://fazendinha.me/
–  Horta à porta – https://lojahortaporta.com.br/
– Orgânicos em casa –  www.organicosemcasa.net
– Orgânica Brasil – www.organicabrasil.com.br

Feira de Produtos Orgânicos:

– Belvedere – toda terça-feira, das 7 às13h (Av. Paulo Camilo Pena,400 )

–  Anchieta – toda terça e sexta-feira, das 7 às 13hs (R.Grajaú c/Francisco Deslandes)

– Feira da Praça ABC – toda terça-feira, das 07h às 13h (Rua Cláudio Manuel, esquina com Getúlio Vargas e Afonso Pena – ao lado da Padaria Bonomi).

– Praça Aroldo Tenuta –  toda sexta-feira, das 7h às 13h (Av. Prof. Mário Werneck – esquina com R. Aurélio de Miranda)
–  São Bento – toda terça-feira, das 7 às 13h (Barragem Santa Lúcia – Praça República do Líbano)

– Feira da Praça JK – toda sexta-feira, das 7h às 13h (final da Av. Bandeirantes).

– Feira da Pampulha – todo sábado, das 7h às 13h – Praça Alberto Dalva Simão (final da Av. Santa Rosa, na Orla da Lagoa da Pampulha).

    Fonte:  https://prefeitura.pbh.gov.br/smasac/susan/comercializacao/feiras/organicos

Dica da nutricionista Caroline França.

Compartilhe: