Dicas

Gengibre: uma raiz termogênica

Quem olha para o gengibre não imagina o poder que ele tem. Suas raízes têm efeito antiinflamatório, desintoxicante, aliviam enjôos, aumentam a secreção biliar e […]

Quem olha para o gengibre não imagina o poder que ele tem. Suas raízes têm efeito antiinflamatório, desintoxicante, aliviam enjôos, aumentam a secreção biliar e a motilidade do trato digestivo. E, além disso, possui propriedades afrodisíacas e estimulantes, conhecidas há séculos pela Medicina Chinesa.

O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser um excelente aliado para quem quer emagrecer. O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia.

Uma pesquisa da Universidade de Tóquio, publicada no jornal da Sociedade Farmacêutica do Japão, confirmou esse dado. A explicação está nos fotoquímicos, como o gingerol, que têm ação termogênica. Na prática, essas substâncias elevam a temperatura corporal e o metabolismo em até 20%, o que favorece a queima de gordura.

O gengibre possui sabor picante e não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou no tempero da comida. Ainda está em tempo para incluí-lo no cardápio. Abaixo seguem deliciosas receitas para ajudar você nessa tarefa.

Chá de Gengibre e Canela:
Coloque 2 rodelinhas de gengibre com 1 pauzinho de canela em 500 ml de água fervente e deixe ferver por mais 3 minutos. Beba uma xícara logo após as refeições ou no intervalo entre elas. (Revista Boa Forma)

Sopa de Cenoura, Mel e Gengibre:

Ferva 1 litro de caldo de legumes ao fogo médio para aquecer e reserve. Doure em uma panela: 1 cebola picada e 1 dente de alho laminado em 2 colheres de sopa de azeite culinário. Acrescente 1 kg de cenoura em cubos, 3 talos de salsão picado, 1 colher de sopa de gengibre ralado e deixe dourar mais um pouco. Em seguida tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a panela do fogo, adicione o caldo de legumes, 3 colheres de chá de mel, 1 folha de louro e cozinhe por mais 10 minutos, até que a sopa esteja pronta. Retire a folha de louro e com cuidado, transfira a sopa ara um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, passe a mistura por uma peneira fina, transfira a sopa de volta para a panela. Sirva quente.

(Fonte: Site Panelinha – Rita Lobo)

Compartilhe: