Dicas

Manteiga ou margarina?

Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. As gorduras saturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem animal, também ricos em […]

Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. As gorduras saturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem animal, também ricos em colesterol. As gorduras mono e poliinsaturadas estão presentes nos óleos vegetais. Conheça agora a diferença entre os dois produtos.

Manteiga

É o produto derivado do leite, obtido por meio do batimento do creme de leite (nata). É rica em gorduras saturadas e colesterol.

Margarina

É obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais, ricos em gorduras insaturadas, que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada —  a alta temperatura modifica as moléculas. Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transformam as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.

De maneira geral, é mais comum consumir margarina para evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, principalmente pelas pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico (sanguíneo).

Porém, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Conseqüentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos.

Além do aumento dos níveis de colesterol, estudos indicam que as gorduras trans favorecem que as membranas percam sua flexibilidade, dificultando até mesmo a transmissão de impulsos nervosos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.

Portanto, se você busca manter sua saúde em dia, diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas.

Compartilhe: