Nutrologia

Nutrologia

Nutrologia, Nutrologia Funcional, Nutrologia Esportiva ou Nutrologia Médica, é na verdade uma especialidade médica, que se dedica ao estudo dos nutrientes no organismo humano. Esse […]

Nutrologia, Nutrologia Funcional, Nutrologia Esportiva ou Nutrologia Médica, é na verdade uma especialidade médica, que se dedica ao estudo dos nutrientes no organismo humano.

Esse estudo vai da capacidade de absorção dos nutrientes, síndromes disabsortivas, alterações metabólicas, até a utilização dos nutrientes na prevenção, promoção da saúde e no tratamento das mais variadas doenças.

Os nutrientes, assim como os alimentos, podem ser utilizados para aumentar a imunidade, melhorar a capacidade funcional do organismo e a performance corporal, no caso de esportistas e atletas.

Tanto a deficiência como o excesso nutrientes, podem causar sérios danos à saúde, como: Doença de Wilson causada pelo acúmulo excessivo de cobre,  hemossiderose causada pelo acúmulo excessivo de ferro, arritmias cardíacas causadas pelo excesso e a deficiência de potássio, elevação da pressão arterial causada pelo excesso de sódio, anemias causadas pela deficiência de ferro e vitamina b12, entre outras tantas doenças provocadas pelo excesso e a deficiência de nutrientes. Uma coisa é certa, o corpo não quer mais, nem menos, apenas o equilíbrio.

Uma alimentação mais natural, orgânica, balanceada e personalizada, de acordo com perfil genético de cada paciente, é sem dúvida alguma um dos pilares da saúde.

51% da probabilidade de você vir a ter uma vida mais longa e saudável, depende única e exclusivamente do seu estilo de vida, enquanto a genética contribui com apenas 17%.

E dentro de um estilo de vida mais saudável a alimentação, atividade física, sono, relacionamento social e a redução do estresse, são os cinco itens mais importantes.

O conceito epigenético vem demonstrando cada vez mais que um estilo vida mais saudável é capaz de modificar a expressão de genes herdados, atenuando ou impedindo desse modo o desenvolvimento de várias doenças genéticas.

O estilo de vida da civilização moderna é responsável por 75% de todas as causas de mortes naturais e pelo aumento da incidência várias doenças degenerativas, cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer, obesidade, etc.

Devemos sempre ter em mente que a função principal da alimentação é nutrir o organismo, mas sem sobrecarregar.

Compartilhe: