Dicas

Cacau: um aliado do coração

Cientistas isolaram no cacau um composto com benefícios para a saúde tão significativos que poderia rivalizar com os anestésicos e a penicilina em termos de impacto em saúde pública.

A árvore que dá origem ao fruto chamado cacau é o cacaueiro, uma planta originária da América Central e do Brasil. Ela pode atingir até 6 m de altura e possui duas fases de produção: temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro).

Trata-se de uma planta de clima quente e úmido, comumente encontrada em solo argilo-arenoso. Pouco mecanizada, é uma cultura que proporciona um alto grau de geração de emprego. No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural. Depois passou para o Pará e chegou à Bahia. Encontrou no sul desse estado um dos melhores solos e clima para a sua expansão — cerca de 95% do cacau do Brasil (cuja produção corresponde a mais ou menos 5% da mundial) é do cacau que se faz o chocolate por meio da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro.

Cientistas isolaram no cacau um composto com benefícios para a saúde tão significativos que poderia rivalizar com os anestésicos e a penicilina em termos de impacto em saúde pública.

A substância existe apenas em pequenas quantidades no chocolate. Por isso, não adianta se empanturrar do doce com a crença de que será benéfico. Somente o composto puro mostra ação. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geléia e destilados finos. O cacau, rico em flavonóides, possui ação antioxidante que evitam que o colesterol ruim (LDL) oxide e provoque a aterosclerose. Além disso, o cacau ajuda também a inibir a ativação e agregação plaquetária que pode levar à trombose.

Bolo de Nozes

Ingredientes:

1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato em pó
½ xícara de chá de açúcar demerara
1 xícara de chá de água ou leite de soja
1 colher de sopa de cacau
½ xícara de chá de óleo vegetal
½ xícara dechá de nozes moídas

Modo de preparo:

Peneire todos os ingredientes em pó em uma tigela. Acrescente os ingredientes líquidos, deixando a água por último. Em seguida, misture tudo com uma colher de pau até obter uma massa consistente e lisa. Coloque em uma forma média e untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse, em temperatura baixa por, mais ou menos, 30 minutos ou até que o centro do bolo esteja seco. Decore com nozes inteiras e salpique mais cacau.

Compartilhe: