Receitas

Leite vegetal sem lactose

Os leites vegetais são uma excelente opção para quem possui intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e também para os vegetarianos ou veganos. E o melhor da história: ao adotar os leites vegetais, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.

São bebidas feitas a partir de grãos, sementes ou cereais, que substituem os leites de origem animal. Eles podem ser preparados com amêndoa, arroz, aveia, nozes, castanhas, quinua, amendoim, coco, gergelim, sementes de girassol, soja e por aí vai.

 

 

Leite de linhaça

Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar(para crianças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo). Lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de vidro ou cerâmica, por 2 a 4 horas. Após este período, bata-os bem no liquidificador com um copo de água filtrada, e coe-os em uma peneira.

 

Leite de Castanha

Deixe as castanhas de molho na água, por 6 horas ou de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

 

Leite de Amêndoa

Deixe as amêndoas de molho na água, por 6 horas . A proporção é 1 xícara de amêndoas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

 

Dicas:

  • Lave bem as sementes/grãos.
  • Pode deixar o leite na geladeira por até 3 dias.
  • Use o que sobrou para complementar outras receitas, como bolos, pães, salgados, queijos. Enriquece muito essas massas, tornando-as funcionais.
  • Para coar use uma peneira bem fina ou um pedaço de tule, que são os melhores coadores para os leites vegetais.

 

Dica da Nutricionista Letícia Pimenta.

 


Postado em 31 de janeiro de 2020, por admin.



Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)