Comer bem é bom, mas com prazer é melhor ainda!

O ato de se alimentar é muito maior do que simplesmente ingerir alimentos que ofereçam benefícios à saúde. A melhor forma de comer bem é sem dúvida nenhuma associando alimentos que possuam efeito anti-inflamatório, antioxidante, entre outros, e que também sejam deliciosos. Deve ser uma sensação parecida com um “homerun” para os jogadores de beisebol: um prazer imenso multiplicado pelo fato de que cada mordida contribui para o seu bem-estar geral!

comer_bem

Há uma tendência crescente em relacionar qualidade de vida e alimentação, por isso é fundamental agregar prazer ao valor nutritivo dos alimentos. O alimento tem papel significativo na história de vida das pessoas, seja na lembrança de momentos felizes ou tristes ou simplesmente pelo deleite de comer.

O segredo é unir o prazer que os alimentos podem despertar aos conceitos fundamentais da nutrição: o equilíbrio dos nutrientes, a variedade, a quantidade e a qualidade. Comer o que faz bem para a saúde e que dê prazer é o que todos procuram, mas será que realmente esta combinação é possível?

Aqui seguem 10 dicas para tornar a sua alimentação admiravelmente nutritiva e saborosa:

1- As ervas não são apenas enfeite

Abuse de ervas para dar gostos especiais aos pratos. Use alecrim, sálvia e hortelã no preparo de frango e peixes grelhados ou assados. Louro no preparo do feijão e da carne de porco.

2- Sobremesas saudáveis

Use canela, gengibre, cacau e/ou baunilha em frutas cozidas.

3- Oleaginosas

São ingredientes maravilhosos para tornar qualquer prato mais atraente e, ainda, são fontes de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que são funcionais ao organismo. Faça um molho com ervas aromáticas como coentro, manjericão ou hortelã, castanhas ou amêndoas e um pouco de azeite extravirgem. Use este molho em filé de frango e peixes grelhados ou assados e no tempero da salada.

4- Aparência e consistência

A forma como se apresentam os alimentos é uma das estratégias. Os alimentos não induzem à vontade de alimentar-se apenas por sua composição química. É necessário torná-los atrativos. As características sensoriais influenciam os sentidos. Pensando nisso, invista em cortadores de legumes e varie com legumes a Julienne, palito, espaguete, etc. Um espaguete de abobrinha com molho de tomates frescos e manjericão é uma ótima pedida para o jantar!

5- Aposte nas verduras e legumes grelhados e assados

As saladas preparadas somente com vegetais crus nem sempre fazem sucesso, não abrem tão facilmente o apetite ou saciam a fome. Desta forma, uma alternativa é grelhar ou assar as verduras e legumes, para consumi-los bem quentinhos e garantir a ingestão de nutrientes importantes no dia a dia! Abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor, cenoura e cogumelos são algumas opções que podem render pratos deliciosos.

6- Sopas bem elaboradas são bem-vindas

O jantar, principalmente para as mulheres, combina com pratos quentes e, por isso, aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Eles podem servir como entrada ou prato principal, de acordo com os seus ingredientes. Que tal incrementar os caldos que servem de base para o preparo das sopas com ingredientes funcionais, como alho, cebola, alho-poró e um mix de ervas aromáticas (louro, tomilho e salsa)? Outra dica importante é evitar vários ingredientes ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca e macarrão em uma mesma receita.

7- Prepare seu próprio molho de tomate

Basta picar os tomates bem maduros, refogar com alho, cebola e azeite virgem (que pode ser aquecido), e o que mais desejar, cobrir com água e deixar cozinhando em fogo baixo até que o tomate se desmanche. Você pode acrescentar alho-poró e um pedaço de cenoura junto, o que ajuda a tirar a acidez do molho. Depois de cozido, bata no liquidificador e está pronto, é só colocar em potinhos, fechar bem e congelar. Desta forma, o molho será bem mais saboroso e saudável, evitando o uso de enlatados e alimentos industrializados, que geralmente contém bastante sódio e conservantes.

8- Ouse no sabor

Lance mão de elementos exóticos como açafrão, curry e gengibre, eles conferem um sabor inigualável aos pratos e, de quebra, adicionam muita saúde e funcionalidade à refeição. Existem formas incríveis de se utilizar esses ingredientes como: frango ao curry, arroz ou batata com açafrão e um delicioso salmão ao molho de laranja e gengibre, ou um suco detox de melancia com gengibre.

9- Tempere com cítricos

Para amplificar o sabor de saladas de frutas, use casca de frutas cítricas frescas, suco de limão, laranja ou maracujá. Os sucos de frutas cítricas evitam que as frutas da salada escureçam e revelam seu sabor. Outra dica valiosa é usar a casca e o suco de frutas cítricas para preparar deliciosos molhos de salada a base de azeite, ervas e shoyu light. E tem mais, o alto teor de vitamina C contido nas frutas cítricas auxilia na absorção do ferro da carne vermelha e das verduras de folha verde escuro.

10- Substitua ingredientes

Transforme e invente receitas substituindo ingredientes para que elas fiquem além de saborosas, nutritivas e funcionais. Quem não gosta de cheiro de bolo irradiando pela casa? Turbine o seu bolo, substituindo o óleo comum por óleo de coco ou amêndoas, a farinha de trigo branca por farinha integral, de coco, arroz ou amêndoas, o açúcar branco por xilitol, açúcar demerara ou de coco, o leite comum por água ou leite de cereais e o ovo de granja por ovo caipira ou chia hidratada com água. Outras idéias interessantes de troca de ingredientes são: substituir o arroz da canja por quinua, a maionese do molho de salada ou do sanduíche por iogurte natural desnatado, o frango frito empanado com farinha de pão por frango empanado em flocos de aveia e assado, tiras de abobrinha ou palmito pupunha no lugar da massa para preparar espaguete e sal comum por sal marinho ou sal rosa do Himalaia. As opções para deixar a sua vida mais saudável e saborosa não acabam!

 

Dica da nutricionista Letícia Pimenta.

 


Postado em 26 de outubro de 2016, por  
Tags:
Leia os comentários   |   Deixe um comentário


Deixe um comentário

 (obrigatório)
 (Não será publicado - obrigatório)



Últimos Posts



Posts mais visitados



Filtrar por temas



Depoimentos

A.C.F.R.M – 45 ANOS – Advogada

Não tinha problemas com peso até que engravidei e engordei mais de 30 kg. Consegui perder, com muito esforço e sofrimento, boa parte desse sobrepeso, mas depois de 4 anos continuava 10 kg acima do peso. Foi quando, através de uma amiga, conheci Dr. Frederico Pretti. Iniciei o Programa de Emagrecimento Saudável e, ao final […]*


*Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
Gastronomia - Confira nossas receitas